Treinamento em Habilidades Sociais com Universitários: Produções e Desafios
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2020.133.14Resumo
O Treinamento de Habilidades Sociais (THS) é um dos recursos mais utilizados na promoção de habilidades sociais (HS) em pesquisas realizadas com universitários. Reconhecendo tal relevância, este estudo se propôs a analisar os aspectos metodológicos adotados em treinamentos de HS com universitários, realizando revisão integrativa de estudos publicados no período de 2009 a 2019. A partir de buscas na base do banco de dados da Biblioteca Virtual de Saúde – Psicologia Brasil (BVS-Psi), foram selecionados 08 (oito) artigos, sendo 06 (seis) nacionais e 02 internacionais. Os resultados ratificaram a efetividade do THS na promoção de HS e melhoria na redução de problemas psicológicos diversos. Apresentaram contribuições para o aprimoramento desta prática interventiva, ao reunir considerações acerca de pontos fortes, fragilidades e possíveis lacunas relacionados a aspectos demográficos e metodológicos de THS com universitários.
Downloads
Publicado
2021-03-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.