A Vida (In)Dizível: A Escuta Ativa de Crianças em Acolhimento Institucional

Autores

  • Isabela Silva Rocha Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Martha Franco Diniz Hueb Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Fabio Scorsolini-Comin Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2020.131.07

Resumo

O acolhimento institucional é uma medida de caráter temporário que deve possibilitar à criança seu desenvolvimento e autonomia dentro de um ambiente seguro. Nesse processo, nem sempre é permitido à criança conhecer sua história de vida e construir uma narrativa própria. Movimento semelhante observa-se nas pesquisas sobre a infância, com pouco espaço para a manifestação da voz da criança. Este estudo teve por objetivo conhecer os sentimentos e as expectativas de crianças em acolhimento institucional. Trata-se de um estudo de caso coletivo sustentado na psicanálise winnicottiana, do qual participaram cinco crianças acolhidas e em processo de preparação para a adoção. Foram consultados os Planos Individuais de Atendimento e aplicadas a técnica de Observação Lúdica e o Procedimento Desenho-Estória com Tema (DE-T). Os dados foram analisados com base no Diagnóstico Compreensivo e na Livre Inspeção do Material. As expressões lúdicas, imagéticas e narrativas expressas pelas crianças revelaram a angústia relacionada tanto à espera pela adoção, como às vivências nesse contexto, identificado pela ausência afetiva e, muitas vezes, pela incerteza quanto ao futuro. Os resultados demonstram a relevância da escuta ativa dessas crianças como forma de viabilizar-lhes a expressão de sentimentos e ansiedades e possibilitar-lhes uma melhor transição para a família substituta.

Biografia do Autor

Isabela Silva Rocha, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, na Linha de Pesquisa Psicologia e Família.

Martha Franco Diniz Hueb, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Professora Associada Aposentada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro na área de concentração de Psicologia e Família.
Doutora em Ciências Médicas, Área de Concentração em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo e Mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Pedagoga com Licenciatura Plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava e Especialista em Orientação Educacional pela Universidade de Uberaba e Especialista em Psicologia Clinica e Psicologia Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia.

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica da EERP-USP, na linha de pesquisa Promoção de Saúde Mental. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Psicólogo (Bacharelado, Licenciatura e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal/Bolsa USP/Santander). Realizou dois Pós-Doutorados na Universidade de São Paulo (2013-2015 e 2016-2017), na área de Tratamento e Prevenção Psicológica (ambos com Bolsa PDJ-CNPq). Especialista em Gestão da Educação: Supervisão Educacional e em Gestão da Educação: Administração Escolar. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade, ligado à EERP-USP e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Entre 2011 e 2018 foi Líder do PROSA - Laboratório de Investigações sobre Práticas Dialógicas e Relacionamentos Interpessoais (UFTM-CNPq). Também é pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde (LEPPS-USP-CNPq), do Laboratório de Etnopsicologia (FFCLRP-USP-CNPq) e do Laboratório de Pesquisas Sociais em Saúde e Enfermagem (LASSEn-EERP-USP-CNPq). Coordenador do Centro de Psicologia da Saúde da EERP-USP, grupo de cultura e extensão que desenvolve ações de acolhimento estudantil. Coordenador do Programa de Tutoria da EERP-USP. Tutor da Liga Acadêmica de Acolhimento Estudantil da EERP-USP. Editor Chefe da Revista da SPAGESP (Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo) (Qualis CAPES Psicologia B1). Editor Associado da Paidéia (USP Ribeirão Preto) (Qualis CAPES Psicologia A1) e da Temas em Psicologia/Trends in Psychology (Qualis CAPES Psicologia A2). Membro do conselho editorial do The Journal of Happiness & Well-Being e da REFACS (Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social). Em 2019 foi convidado para atuar como Editor Chefe do Número Especial da revista Psicologia: Teoria e Pesquisa (Qualis CAPES A1 na área de Psicologia). Atuou como docente no Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2010-2018) e junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma instituição (PPGP-UFTM) no período de 2015 a 2019. Na UFTM foi coordenador (2010-2012) e vice-coordenador (2012-2014) do Departamento de Psicologia e coordenador do Programa de Pós-graduação em Psicologia (2015-2018). Atuou como orientador na Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família e na Especialização Estratégia Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (NESCON-UFMG), em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do GT Juventude, Resiliência e Vulnerabilidade da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia).

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Publicado

2020-07-23

Edição

Seção

Artigos