Estratégias de coping frente à síndrome de burnout entre os professores: uma revisão integrativa da literatura nacional

Autores

  • Daniela Lopes Pietrowski Universidade Luterana do Brasil
  • Nicolas de Oliveira Cardoso Universidade Luterana do Brasil
  • Claudia Canestrine do Nascimento Bernardi Universidade Luterana do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.113.10

Resumo

Atualmente, existe um aumento da prevalência da Síndrome de burnout nos docentes brasileiros. Para além dos prejuízos que essa condição causa aos professores, destaca-se uma crescente preocupação relacionada também com seus impactos na qualidade de ensino das instituições educativas. Para contribuir para o combate a essa problemática, o presente estudo teve como objetivo investigar as estratégias de coping utilizadas pelos docentes frente à síndrome de burnout. O método adotado para a elaboração deste trabalho foi a revisão integrativa da literatura. As buscas por artigos empíricos foram conduzidas nas bases de dados virtuais Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Periódicos Eletrônicos em Psicologia (Pepsic). Foram encontrados quatro estudos após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Com base nesses estudos, foi observada a predominância de três estratégias de coping utilizadas pelos professores: (1) estratégias de coping com foco no problema; (2) estratégias de coping com foco na emoção; e (3) estratégias de coping de evitação. Concluiu-se que as primeiras são positivas e podem auxiliar na prevenção e redução dos sintomas da síndrome de burnout, as segundas podem ser positivas ou negativas, e as terceiras são negativas, na medida em que contribuem para o desenvolvimento e manutenção dos sintomas do burnout.

Palavras-chave: burnout, coping, professor.

Biografia do Autor

Nicolas de Oliveira Cardoso, Universidade Luterana do Brasil

Graduando em Psicologia pela Universidade Luterana Do Brasil (ULBRA). Tem experiência na área de pesquisas experimentais no campo da Neuropsicofarmacologia. Trabalhou com aplicação e análise de testes comportamentais em ratos e indução de transtornos e drogas, utilizando instrumentos de estudo comportamental como campo aberto e labirinto de cruz elevada para verificação de nível de ansiedade, nado forçado para análise de depressão, reconhecimento de objetos para análise de memória de trabalho e memória espacial. Participa como auxiliar de pesquisa no grupo de Avaliação e Intervenção Psicológica no Ciclo Vital da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, coordenado pela Profa. Dra. Irani Iracema de Lima Argimon. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ciclo Vital, Coping, Envelhecimento e Aspectos Cognitivos.

Claudia Canestrine do Nascimento Bernardi, Universidade Luterana do Brasil

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica /RS, Mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil /Gravataí. Coordenadora da Processo Consultoria Escolar, supervisora de estágio na Clínica-Escola, supervisora de estágio acadêmico em Psicologia e Processos Educativos e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso. Psicóloga em consultório particular.

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Publicado

2018-11-23

Edição

Seção

Artigos