Observação e escuta: recursos metodológicos de investigação em psicologia no âmbito da saúde materno-infantil

Autores

  • Dorian Mônica Arpini UFSM
  • Edinara Zanatta UFSM
  • Patrícia Paraboni UFSM
  • Patrícia Matte Rodrigues UFSM
  • Rafaela Quintana Marchesan UFSM

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.09

Resumo

O artigo tem por objetivo apresentar uma caracterização teórico- -metodológica da observação e da escuta clínicas como importantes recursos de investigação em um contexto de saúde pública na área materno-infantil. Para tanto, são abordados os instrumentos metodológicos adotados em uma pesquisa longitudinal, intitulada Promoção de saúde a bebês atendidos em uma Unidade Básica de Saúde: o olhar voltado para indicadores de risco clínico ao desenvolvimento infantil. A utilização desses recursos metodológicos na pesquisa foi orientada pelos Indicadores Clínicos de Risco ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) e são ancorados no referencial psicanalítico. No artigo, procuramos descrever como a observação e a escuta foram utilizadas na referida investigação, assim como as principais questões que se fizeram presentes no emprego desses recursos para situações de pesquisa. Pode-se sustentar que a combinação desses recursos são excelentes instrumentos de pesquisa para acessar e compreender as configurações da saúde psíquica no campo materno-infantil. Contudo, apesar de seus benefícios, o pesquisador deverá adotar uma postura de cuidado, atenção e sensibilidade, de forma a não perder o valor potencial que esses dispositivos possuem.

Palavras-chave: observação, escuta, saúde materno-infantil.

Biografia do Autor

Dorian Mônica Arpini, UFSM

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo (1986), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professora associada II da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: família, infância e adolescência,violência, exclusão e situação de risco, além de atuação na área da psicologia e saúde pública

Edinara Zanatta, UFSM

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Patrícia Paraboni, UFSM

Psicóloga. Mestre e Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tutora de Núcleo da Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Ênfase Atenção Básica/ Estratégia de Saúde da Família. Bolsista Capes.

Patrícia Matte Rodrigues, UFSM

Psicóloga. Especialista em Sistema Público de Saúde pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria - RS. Brasil. Bolsista Capes.

Rafaela Quintana Marchesan, UFSM

Psicóloga. Especialista em Saúde Mental pelo Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde Mental no Sistema Público de Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista Capes.

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Publicado

2018-08-09

Edição

Seção

Artigos