Eficácia Adaptativa – Uma revisão sistemática das publicações brasileiras (2012 a 2016)

Autores

  • Regiane Ribeiro de Aquino Serralheiro Docente na Universidade Cruzeiro do Sul Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo
  • Maria Geralda Viana Heleno Docente na Universidade Metodista de São Paulo
  • Cecília Aparecida Vaiano Farhat Docente na Universidade Metodista de São Paulo Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2018.112.08

Resumo

A adaptação pode ser compreendida como condição essencial para a sobrevivência do indivíduo frente aos problemas que se apresentam no dia a dia. Para avaliar a eficácia adaptativa, que é o grau de adaptação do indivíduo, foi desenvolvida a Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada (EDAO). Diante da amplitude de possibilidades de uso da EDAO, o presente artigo é uma revisão sistemática das publicações referentes a esta escala no período de 2012 a 2016. As buscas foram realizadas nas bases de dados BVS-Psi, Portal Periódico Capes, PePSIC, index Psi Periódicos, SciELO, Lilacs e IBICT, utilizando as palavras-chave EDAO e Eficácia Adaptativa. Foram encontradas 120 publicações – destas, 30 foram excluídas, por estarem repetidas, 61, por não terem relação com o tema e 4, por se tratarem de trabalhos completos publicados em anais de Iniciação Científica, totalizando 25 publicações analisadas na íntegra. Quanto ao tema, a maioria (40%) aborda a dinâmica psíquica de pacientes, a evolução do processo psicoterapêutico na utilização da Psicoterapia ou Psicoterapia Breve Operacionalizada (PBO) (28%) e estudos sobre doenças crônicas (8%). Além dos estudos com a EDAO (56%), observou-se crescente utilização da versão de autorrelato (32%). Concluiu-se que a EDAO demonstra ser sensível tanto para diagnóstico quanto prognóstico, assim como para observar a evolução dos quadros clínicos após intervenção psicoterápica.

Palavras-chave: EDAO, adaptação, Escala Diagnóstica Adaptativa Operacionalizada, avaliação psicológica.

Biografia do Autor

Regiane Ribeiro de Aquino Serralheiro, Docente na Universidade Cruzeiro do Sul Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001) e mestre em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco - Itatiba (2007). Atualmente é professora assistente iii da Universidade Cruzeiro do Sul, na graduação nos cursos de Psicologia, Serviço Social, Farmácia, Gastronomia e ensino à distância campus virtual, na Pós Graduação no Curso Capacitação para Psicólogo Responsável pela Avaliação Psicológica e como Psicólogo Perito e Examinador de Trânsito. Possui ainda experiência como tutora em disciplinas de Ensino a distância. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica e é especialista em Psicologia do Trânsito pelo CFP. É doutoranda em curso pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

 

Maria Geralda Viana Heleno, Docente na Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP, Especialista em Psicologia Hospitalar, Coordenadora da equipe de Psicologia do acampamento para crianças e adolescentes com Diabetes organizado pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e Associação de Diabetes Juvenil - ADJ. Professora das disciplinas Psicologia da Saúde e Psicologia Comunitária e da Saúde. Supervisora de estágio em Psicologia Comunitária e da Saúde. Membro fundador da Associação de Pesquisa e Estudos Psicanalíticos.

Cecília Aparecida Vaiano Farhat, Docente na Universidade Metodista de São Paulo Doutoranda em Psicologia da Saúde na Universidade Metodista

Mestre em Ciências na área de concentração Estatística, com formação pelo ? IME ? Instituto de Matemática e Estatística - USP. Tem atuado como professora em Universidade desde 1987, ministrando diversas disciplinas, tais como: Fundamentos de Estatística, Estatística Aplicada, Bioestatística, Probabilidade, Matemática e afins. Obtêm também experiências em cursos e-learning, tanto no desenvolvimento como na aplicação. Atualmente é professora da Universidade Metodista de São Paulo e consultora na área de pesquisa clinica, desde desenho do protocolo até relatório final. Possui publicações em periódicos científicos, principalmente na área Médica na qual atua como consultora estatística em pesquisa clinica. Na qualidade de avaliadora do Curso de Estatística do INEP tem auxiliado na avaliação de Instituições Federais de Ensino. Autora dos livros: Introdução a Estatística Aplicada / 1998 e Estatística básica / 2006

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Publicado

2018-08-09

Edição

Seção

Artigos