Perfil sociodemográfico e psicológico dos pacientes do serviço de emergência de um hospital da cidade do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.4013/ctc.2018.111.02Resumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar o perfil sociodemográfico e psicológico do usuário de serviço de emergência de um hospital da cidade do Rio de Janeiro. Participaram 901 usuários (57,4% mulheres), com idades entre 18 a 97 anos (M = 43,26; DP = 15,63), atendidos no período de dezembro de 2013 a maio de 2015. Os participantes foram convidados a preencher um questionário composto pelos seguintes instrumentos: Escala de Positividade (EP), Inventário de Saúde Mental (MHI-5) e Questionário de Informações sobre Paciente. A coleta foi realizada por estagiários do Programa PET-Saúde nas dependências do serviço de emergência. Os resultados indicaram que aqueles com maiores índices de positividade e saúde mental demonstraram menores níveis de sofrimentos associados ao momento de hospitalização, incluindo dor, estresse e tristeza/depressão. Pacientes mais jovens demonstraram maiores índices de dor e estresse no momento em que estavam no hospital, além de menores níveis de positividade e saúde mental. As participantes do sexo feminino apresentaram menores índices de saúde mental e maiores níveis de estresse e tristeza/depressão no momento em que responderam à pesquisa. Os dados dessa investigação permitiram conhecer o impacto da doença e da hospitalização na vida dos usuários desse serviço emergência. Aponta-se para a importância de um espaço hospitalar humanizado, que permita aos usuários o acolhimento e o atendimento pleno de suas necessidades físicas e também psicológicas.
Palavras-chave: psicologia da saúde, psicologia hospitalar, serviço hospitalar de emergência, caracterização dos usuários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à revista Contextos Clínicos o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista). Afirmo que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação, ainda não foi publicado na íntegra e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo. Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Contextos Clínicos acima explicitadas.