Processo psicoterapêutico: compreensão de momentos de mudança psicológica em uma sessão de psicoterapia psicanalítica

Autores

  • Paula Argemi Cassel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter - Laureate International Universities)
  • Lívia Fração Sanchez Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Instituto de Ensino e Pesquisa (IEPP).
  • Paula von Mengden Campezatto Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP).
  • Maria Lucia Tiellet Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.4013/ctc.2015.81.03

Resumo

O presente estudo consiste numa pesquisa de processo em psicoterapia psicanalítica e objetiva examinar o processo de mudança psicológica em uma sessão de psicoterapia de uma mulher com hipótese diagnóstica de organização borderline de personalidade, a partir da integração de diferentes fontes de informação. As sessões psicoterapêuticas foram gravadas em áudio e transcritas. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa com delineamento de estudo de caso sistemático. Foram utilizados: Instrumento para Avaliar Sessões Psicanalíticas para verificar a aderência à técnica psicanalítica da sessão estudada e Therapeutic Cycles Model para averiguar momentos de mudança através da demarcação de ciclos terapêuticos nas verbalizações da dupla terapêutica. As verbalizações dos ciclos terapêuticos da sessão foram examinadas por análise de conteúdo. Os achados indicam que a associação de medidas objetivas – gravação em áudio das sessões e uso de instrumentos – com análise qualitativa e psicodinâmica permite compreender, de forma sistemática, momentos significativos das sessões psicoterapêuticas.

Palavras-chave: psicoterapia, processo terapêutico, instrumentos.

Biografia do Autor

Paula Argemi Cassel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter - Laureate International Universities)

Psicóloga. Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Doutoranda em Cognição Humana (PUCRS). Bolsista CAPES. Professora Auxilixar II do UniRitter - Laureate International Universities.

Lívia Fração Sanchez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Instituto de Ensino e Pesquisa (IEPP).

Psicóloga. Mestre e doutoranda em Psicologia Clínica (PUCRS). Docente do IEPP.

Paula von Mengden Campezatto, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP).

Psicóloga. Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos. Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica, PUCRS – Bolsista do CNPq. Sócia efetiva do IEPP.

Maria Lucia Tiellet Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Livre de Berlim.

Downloads

Publicado

2015-06-27

Edição

Seção

Artigos