A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão

Autores

  • Inês Patrícia Rodrigues Ferraz Universidade do Minho
  • Fernanda Leopoldina Parente Viana Universidade do Minho
  • Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho Universidade da Madeira

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld2.020.181.01

Resumo

Neste estudo procura-se identificar o contributo das operações lógicas piagetianas (seriação, classificação e inclusão de classes), da consciência fonológica e do conhecimento das letras para a aprendizagem da leitura. Foi efetuado um estudo longitudinal, do final ano Pré-Escolar ao 2º ano de escolaridade, junto de uma amostra de 116 crianças, distribuídas por dois grupos: as que completavam 6 anos até o dia 15 de setembro do ano de matrícula e as que os completavam após esta data. No que diz respeito ao reconhecimento de palavras, no 1º ano a seriação surge como o melhor preditor, mas, no 2º ano, os melhores preditores foram a consciência fonológica e o conhecimento das letras. No que concerne à compreensão da leitura, a seriação e classificação foram os melhores preditores. Não se registraram diferenças de desempenho em leitura em função da idade, o que não confirma a hipótese de imaturidade avançada por muito professores.

Palavras-chave: preditores de leitura; maturidade para aprender a ler; consciência fonológica.

 

Biografia do Autor

Inês Patrícia Rodrigues Ferraz, Universidade do Minho

Doutoranda em Estudos da Criança na Universidade do Minho

Fernanda Leopoldina Parente Viana, Universidade do Minho

Professora Associada do D?epartamento de Psicologia da Educação e Educação Especial da Universidade do Minho

Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Pocinho, Universidade da Madeira

Professor Auxiliar com Agregação do Centro de Artes e Humanidades da universidade da Madeira

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Ferraz, I. P. R., Viana, F. L. P., & Pocinho, M. M. F. D. D. (2019). A “maturidade” para aprender a ler: contributos para uma reflexão. Calidoscópio, 18(1), 3–19. https://doi.org/10.4013/cld2.020.181.01

Edição

Seção

Artigos