A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental

Authors

  • Ana Elisa Jacob Universidade São Francisco
  • Luzia Bueno Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.05

Abstract

Objetivamos apresentar algumas considerações sobre um caso específico de ensino do gênero debate eleitoral a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, expondo os procedimentos, as atividades, as ações docentes, as potencialidades e fragilidades das implementações e inovações, colaborando, assim, com as discussões sobre a Engenharia Didática, bem como com aquelas concernentes ao ensino de gêneros orais. Para isso, recorremos, teórico-metodologicamente, aos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo, da Didática das Línguas Genebrina e dos Letramentos Sociais. As análises nos revelam que a Engenharia Didática mostrou-se eficaz quanto à elaboração de dispositivos didáticos para o desenvolvimento do aluno e do professor.

Palavras-Chave: Engenharia Didática; debate eleitoral; gêneros orais.

 

Author Biographies

Ana Elisa Jacob, Universidade São Francisco

Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. Doutoranda em Educação pela Universidade São Francisco

Luzia Bueno, Universidade São Francisco

Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Vice-Líder do grupo ALTER/CNPq. Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP. Mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp.

Published

2020-03-11

How to Cite

Jacob, A. E., & Bueno, L. (2020). A engenharia didática e o ensino do gênero debate eleitoral nos anos finais do ensino fundamental. Calidoscópio, 18(1), 87–103. https://doi.org/10.4013/cld.2020.181.05