Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental

Autores

  • Maria do Rosário Silva Albuquerque Barbosa Universidade de Pernambuco
  • Orlando Vian Jr UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Resumo

Considerando a necessidade de expandir a visão de letramento tradicional para uma proposta que envolva a integração entre texto visual e verbal, este estudo discute a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal (texto visual e verbal), com vistas à formação do leitor e do escritor crítico na escola. Como arcabouço teórico, destacamos os estudos de Kress e van Leeuwen (2006), Martin e Rose (2008), Rose e Martin (2012) e Painter et al. (2013). O corpus é formado por web notícia e por textos argumentativos de alunos. A escolha deve-se ao caráter bimodal da notícia, que traz à tona a articulação entre texto verbal e não verbal e os significados construídos pela integração entre imagem e palavras. Os resultados mostram que a organização do layout de uma composição visual midiática e sua integração intermodal contribui para a formação do leitor e do escritor crítico.

Palavras-chave: letramento midiático, integração do texto visual/texto verbal, análise do discurso multimodal sistêmico-funcional.

Biografia do Autor

Orlando Vian Jr, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO

Orlando VIAN  JR

Universidade Federal de  São Paulo

Campus Guarulhos

Guarulhos, SP, Brasil

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Barbosa, M. do R. S. A., & Vian Jr, O. (2018). Letramento midiático: inserção do diálogo entre texto visual e verbal no ensino fundamental. Calidoscópio, 16(3), 380–391. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.163.03