A (inter)relação entre o descritivo e o narrativo em um infográfico de divulgação científica
Resumo
Este trabalho pretende analisar como operam e se inter-relacionam os modos de organização descritivo e narrativo em um infográfico de divulgação científica cujo fim discursivo é o de explicar como se originou o sistema solar. As categorias analíticas utilizadas para o estudo desses dois modos discursivos na produção do infográfico em questão encontram embasamento teórico na Teoria Semiolínguística de estudo do discurso, proposta por Patrick Charaudeau, e na Análise Textual dos Discursos, postulada por Jean-Michel Adam. Após a análise, fica evidente a relação intrínseca entre as ações discursivas de descrever e de contar. No caso específico do material analisado, identificam-se procedimentos descritivos – relacionados com a nomeação, qualificação, localização no espaço e situação no tempo de seres e objetos – responsáveis por fornecer o contexto e quadro interpretativo para a compreensão da sucessão de ações e eventos construída pela narrativa, que se apresenta como o relato da origem do sistema solar.
Palavras-chave: infográfico de divulgação científica, modo narrativo, modo descritivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.