A (inter)relação entre o descritivo e o narrativo em um infográfico de divulgação científica

Autores

  • Êrica Ehlers Iracet Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Resumo

Este trabalho pretende analisar como operam e se inter-relacionam os modos de organização descritivo e narrativo em um infográfico de divulgação científica cujo fim discursivo é o de explicar como se originou o sistema solar. As categorias analíticas utilizadas para o estudo desses dois modos discursivos na produção do infográfico em questão encontram embasamento teórico na Teoria Semiolínguística de estudo do discurso, proposta por Patrick Charaudeau, e na Análise Textual dos Discursos, postulada por Jean-Michel Adam. Após a análise, fica evidente a relação intrínseca entre as ações discursivas de descrever e de contar. No caso específico do material analisado, identificam-se procedimentos descritivos – relacionados com a nomeação, qualificação, localização no espaço e situação no tempo de seres e objetos – responsáveis por fornecer o contexto e quadro interpretativo para a compreensão da sucessão de ações e eventos construída pela narrativa, que se apresenta como o relato da origem do sistema solar.

Palavras-chave: infográfico de divulgação científica, modo narrativo, modo descritivo.

Biografia do Autor

Êrica Ehlers Iracet, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduação em Letras - Português/Inglês (UNISINOS).

Mestrado em Linguística Aplicada (UNISNOS).

Doutorado - em andamento - em Linguística Aplicada (UNISINOS).

 

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Publicado

2018-10-26

Como Citar

Ehlers Iracet, Êrica. (2018). A (inter)relação entre o descritivo e o narrativo em um infográfico de divulgação científica. Calidoscópio, 16(2), 249–260. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.162.07

Edição

Seção

Artigos