Identificação da unidade central de textos dissertativo-argumentativos em contexto de avaliação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar critérios para a identificação da unidade central de textos argumentativos em contexto de vestibular. Comparam-se os resultados de trabalho anterior sobre textos do gênero resposta argumentativa produzidos por candidatos ao vestibular com os resultados obtidos a partir da aplicação dos mesmos critérios a um córpus formado por textos dissertativo-argumentativos produzidos por candidatos do Enem. O aparato teórico-metodológico utilizado é a Rhetorical Structure Theory, teoria de caráter descritivo que visa estudar a organização textual por meio das relações implícitas que se estabelecem entre as partes do texto. Ao contrário do gênero resposta argumentativa, em que a unidade central ocorre em posição inicial na maioria dos textos, no texto dissertativo-argumentativo, a posição mais comum da unidade central é na porção que vai de 20% a 30% da extensão do texto. Essa diferença organizacional se deve ao fato de, no gênero resposta argumentativa, o produtor dever iniciar seu texto respondendo à pergunta que o motivou. No texto dissertativo-argumentativo, é necessária a criação de um fundo com informações que situem o destinatário do texto com relação à temática. Outro traço importante na busca de um padrão é a frequência de determinadas palavras utilizadas nas unidades centrais. Substantivos e adjetivos que compõem o comando da proposta de redação do texto dissertativo-argumentativo apresentam alta frequência, uma vez que os candidatos tendem a utilizar essas palavras como forma de garantir o atendimento do tema solicitado. O caráter mais subjetivo que a resposta pode assumir no gênero resposta argumentativa favorece a emergência de verbos evidenciais que expressam atitude proposicional (“acreditar”, “crer” e “pensar”), atuando como matriz da sentença na qual a resposta é dada. Nos textos dissertativo-argumentativos, o caráter mais objetivo da expressão do ponto de vista não favorece o uso de verbos desse tipo.
Palavras-chave: unidade central, texto dissertativo-argumentativo, gênero resposta argumentativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.