Identificação da unidade central de textos dissertativo-argumentativos em contexto de avaliação

Autores

  • Juliano Desiderato Antonio Universidade Estadual de Maringá
  • Kátia Roseane Cortez dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Camila Cristiane Moreschi Universidade Estadual de Maringá
  • Daniella Paes da Silva Universidade Estadual de Maringá

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar critérios para a identificação da unidade central de textos argumentativos em contexto de vestibular. Comparam-se os resultados de trabalho anterior sobre textos do gênero resposta argumentativa produzidos por candidatos ao vestibular com os resultados obtidos a partir da aplicação dos mesmos critérios a um córpus formado por textos dissertativo-argumentativos produzidos por candidatos do Enem. O aparato teórico-metodológico utilizado é a Rhetorical Structure Theory, teoria de caráter descritivo que visa estudar a organização textual por meio das relações implícitas que se estabelecem entre as partes do texto. Ao contrário do gênero resposta argumentativa, em que a unidade central ocorre em posição inicial na maioria dos textos, no texto dissertativo-argumentativo, a posição mais comum da unidade central é na porção que vai de 20% a 30% da extensão do texto. Essa diferença organizacional se deve ao fato de, no gênero resposta argumentativa, o produtor dever iniciar seu texto respondendo à pergunta que o motivou. No texto dissertativo-argumentativo, é necessária a criação de um fundo com informações que situem o destinatário do texto com relação à temática. Outro traço importante na busca de um padrão é a frequência de determinadas palavras utilizadas nas unidades centrais. Substantivos e adjetivos que compõem o comando da proposta de redação do texto dissertativo-argumentativo apresentam alta frequência, uma vez que os candidatos tendem a utilizar essas palavras como forma de garantir o atendimento do tema solicitado. O caráter mais subjetivo que a resposta pode assumir no gênero resposta argumentativa favorece a emergência de verbos evidenciais que expressam atitude proposicional (“acreditar”, “crer” e “pensar”), atuando como matriz da sentença na qual a resposta é dada. Nos textos dissertativo-argumentativos, o caráter mais objetivo da expressão do ponto de vista não favorece o uso de verbos desse tipo.

Palavras-chave: unidade central, texto dissertativo-argumentativo, gênero resposta argumentativa.

Biografia do Autor

Juliano Desiderato Antonio, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1994), mestrado em Lingüística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), campus de Araraquara, doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004), campus de Araraquara, pós-doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), campus de São José do Rio Preto. É docente da Universidade Estadual de Maringá, onde atua na graduação e no Programa de Pós-graduação.

Kátia Roseane Cortez dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Mestranda pela Universidade Estadual de Maringá e bolsista da Capes. Desenvolve projetos na área de Descrição linguística na perspectiva da Linguística Funcional.

Camila Cristiane Moreschi, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

Daniella Paes da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2017-05-26

Como Citar

Antonio, J. D., dos Santos, K. R. C., Moreschi, C. C., & da Silva, D. P. (2017). Identificação da unidade central de textos dissertativo-argumentativos em contexto de avaliação. Calidoscópio, 15(3), 490–499. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.08