Os termos preservação, restauração, conservação e conservação preventiva de bens culturais: uma abordagem terminológica

Autores

  • Silvana de Fátima Bojanoski Universidade Federal de Pelotas – UFPel
  • Francisca Ferreira Michelon Universidade Federal de Pelotas – UFPel
  • Cleci Bevilacqua Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar termos da área de Conservação e Restauração de bens culturais considerados fundamentais para a estruturação e definição desse campo especializado de conhecimento. A análise é pautada sob a perspectiva da Socioterminologia e da Teoria Comunicativa da Terminologia. Para tanto, discute-se dois cenários de comunicação. Inicialmente aborda-se uma terminologia da área, elaborada por especialistas do Comitê de Conservação do The International Council of Museums (ICOM-CC), que estabeleceu a definição dos termos conservação, conservação curativa, conservação preventiva e restauração. Em um segundo momento são analisados os mesmos termos e suas variações, no corpus formado pelas comunicações publicadas nos Anais da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores (ABRACOR). Ao abordar esses dois cenários foi possível identificar as necessidades de comunicação entre os profissionais conservadores-restauradores, assim como as variações e representações possíveis de serem apreendidas a partir das apropriações, usos e circulação dos termos considerados essenciais para a área de Conservação e Restauração.

Palavras-chave: terminologia, conservação e restauração, bens culturais.

Biografia do Autor

Silvana de Fátima Bojanoski, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Professora Mestre do Departamento de Museologia, Conservação e Restauração da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, na área de Conservação e Restauração de Bens Culturais em papel.

Francisca Ferreira Michelon, Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Professora Doutora do Departamento de Museologia, Conservação e Restauração e do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural e da Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Cleci Bevilacqua, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Professora Doutora do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, na linha de pesquisa Lexicografia, Terminologia e Tradução: relações textuais, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Downloads

Publicado

2017-05-26

Como Citar

Bojanoski, S. de F., Ferreira Michelon, F., & Bevilacqua, C. (2017). Os termos preservação, restauração, conservação e conservação preventiva de bens culturais: uma abordagem terminológica. Calidoscópio, 15(3), 443–454. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.04