Dinamismo lexical nas redes sociais: contribuições para a Lexicografia

Autores

  • Fábio Henrique de Carvalho Bertonha Universidade Estadual Paulista (Unesp-Ibilce)
  • Claudia Zavaglia Universidade Estadual Paulista (Unesp-Ibilce)

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre o dinamismo lexical (interno e externo), incluindo as redes sociais, a fim de discutir suas contribuições para a Lexicografia, visto que o léxico de um sistema linguístico encontra suporte na sua constante evolução. Para tanto, parte-se de pressupostos teóricos da Lexicografia e da Semântica, bem como de contribuições oriundas da Pragmática e da Terminografia para fundamentar as discussões com base em alguns itens lexicais encontrados nos mais atualizados dicionários da língua portuguesa do Brasil, tais como, Ferreira (2010) e Houaiss (2009), da língua italiana, como o Zingarelli (2016) e da língua inglesa, como o Oxford (2015, 2016). Procura-se discorrer sobre novas entradas e novas acepções verificadas nessas obras lexicográficas, influenciados pela mídia e pelas redes sociais. Analisa-se sua integração ao sistema linguístico brasileiro, italiano e inglês por meio de exemplos de algumas lexias, cuja tendência é o aumento do fluxo lexical. Conclui-se que o avanço das tecnologias contribui para o aumento exponencial do léxico por meio das redes sociais que conectam, ao mesmo tempo, um grande número de usuários nativos e estrangeiros em um mesmo ambiente. A Lexicografia poderia atentar à recente realidade tecnológica a fim de dicionarizar esses itens lexicais na mesma rapidez com que são criados e veiculados; obviamente, sempre mediante critérios de inclusão justificados teoricamente.

Palavras-chave: léxico, lexicografia, dinamismo lexical, redes sociais.

Biografia do Autor

Fábio Henrique de Carvalho Bertonha, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Ibilce)

Mestrando junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos, pela Unesp/São José do Rio Preto. Sua área de concentração corresponde à Linguística Aplicada, cuja linha de pesquisa é Lexicologia e Lexicografia, pela Unesp-Ibilce. Graduou-se no curso de Bacharelado em Letras com Habilitação de Tradutor (inglês e italiano, em 2010; francês e espanhol, em 2016) também pela mesma universidade. Pesquisa na área de Lexicografia lidando com dicionários especializados. Atua como tradutor autônomo/freelancer e ministra aulas das respectivas línguas de formação.

Claudia Zavaglia, Universidade Estadual Paulista (Unesp-Ibilce)

É Livre-Docente em Lexicografia e Lexicologia desde 2009. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Língua e Literatura Italiana pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de São José do Rio Preto - SP - IBILCE. Desde 2003, atua na Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/IBILCE, na linha Lexicologia e Lexicografia, direcionando suas pesquisas, substancialmente, para os estudos lexicográficos, lexicológicos e tradutológicos.

Downloads

Publicado

2017-08-16

Como Citar

Bertonha, F. H. de C., & Zavaglia, C. (2017). Dinamismo lexical nas redes sociais: contribuições para a Lexicografia. Calidoscópio, 15(3), 407–416. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.153.01