Let’s be for real? A reconfiguração de atividades pedagógicas liderada por alunos na sala de aula de inglês como língua adicional

Autores

  • Laura Knijnik Baumvol Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Pedro de Moraes Garcez Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

Este trabalho examina duas ocorrências de reconfiguração de atividades pedagógicas instrucionais na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional. A partir da perspectiva teórico- -metodológica da Análise da Conversa Etnometodológica, analisou-se um corpus de treze horas de registros audiovisuais, gerados em uma turma de nível intermediário em um curso livre de idiomas. O exame microinteracional das reconfigurações da atividade pedagógica permitiu concluir que o fenômeno envolve: (1) uma ação deflagradora de natureza desafiliativa ou de desalinhamento, realizada por um participante que não detém o mandato institucional; (2) um novo alinhamento conjunto dos interagentes, evidenciado pelas ações que passam a realizar e pela exibição de sinais multimodais; (3) mudanças na organização da fala-em-interação e na estrutura de participação, deixando de ocorrer a pré-alocação dos turnos ou orquestração da atividade pedagógica por um dos participantes; (4) a afiliação dos interagentes com a posição tomada por quem produziu a ação deflagradora da reconfiguração e o estabelecimento de colaborações; e (5) um complexo e intenso trabalho interacional realizado pelos participantes, que mobilizam competências linguísticas e interacionais e renegociam localmente diferentes categorias de pertencimento. A investigação realizada permite concluir que uma orientação rígida do professor para a meta-fim institucional pode impedir que as contribuições dos alunos sejam aceitas e que eles realizem ações relevantes por meio do uso da língua adicional. Pretende-se contribuir para os estudos na área da educação e da linguagem, a partir de uma reflexão quanto à necessidade de desenvolvimento de habilidades docentes que se adaptem às situações locais e contingentes de cada atividade pedagógica, que estejam abertas para as potenciais habilidades linguísticas e interacionais que podem emergir e que incluam objetos de aprendizagem não previstos no planejamento pedagógico.

Palavras-chave: atividade pedagógica, fala-em-interação de sala de aula, participação, tarefa pedagógica.

Biografia do Autor

Laura Knijnik Baumvol, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre e doutoranda em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pedro de Moraes Garcez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador do CNPq. Doutor em Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade da Pensilvânia.

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

Knijnik Baumvol, L., & de Moraes Garcez, P. (2017). Let’s be for real? A reconfiguração de atividades pedagógicas liderada por alunos na sala de aula de inglês como língua adicional. Calidoscópio, 15(1), 201–216. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.16

Edição

Seção

Artigos