Let’s be for real? A reconfiguração de atividades pedagógicas liderada por alunos na sala de aula de inglês como língua adicional
Resumo
Este trabalho examina duas ocorrências de reconfiguração de atividades pedagógicas instrucionais na fala-em-interação de sala de aula de inglês como língua adicional. A partir da perspectiva teórico- -metodológica da Análise da Conversa Etnometodológica, analisou-se um corpus de treze horas de registros audiovisuais, gerados em uma turma de nível intermediário em um curso livre de idiomas. O exame microinteracional das reconfigurações da atividade pedagógica permitiu concluir que o fenômeno envolve: (1) uma ação deflagradora de natureza desafiliativa ou de desalinhamento, realizada por um participante que não detém o mandato institucional; (2) um novo alinhamento conjunto dos interagentes, evidenciado pelas ações que passam a realizar e pela exibição de sinais multimodais; (3) mudanças na organização da fala-em-interação e na estrutura de participação, deixando de ocorrer a pré-alocação dos turnos ou orquestração da atividade pedagógica por um dos participantes; (4) a afiliação dos interagentes com a posição tomada por quem produziu a ação deflagradora da reconfiguração e o estabelecimento de colaborações; e (5) um complexo e intenso trabalho interacional realizado pelos participantes, que mobilizam competências linguísticas e interacionais e renegociam localmente diferentes categorias de pertencimento. A investigação realizada permite concluir que uma orientação rígida do professor para a meta-fim institucional pode impedir que as contribuições dos alunos sejam aceitas e que eles realizem ações relevantes por meio do uso da língua adicional. Pretende-se contribuir para os estudos na área da educação e da linguagem, a partir de uma reflexão quanto à necessidade de desenvolvimento de habilidades docentes que se adaptem às situações locais e contingentes de cada atividade pedagógica, que estejam abertas para as potenciais habilidades linguísticas e interacionais que podem emergir e que incluam objetos de aprendizagem não previstos no planejamento pedagógico.
Palavras-chave: atividade pedagógica, fala-em-interação de sala de aula, participação, tarefa pedagógica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.