A construção do diálogo em sala de aula de língua inglesa: uma análise enunciativo-discursiva das interlocuções
Resumo
Em sala de aula de língua inglesa, principalmente em escolas de idiomas que se fundamentam em princípios da abordagem comunicativa de ensino de língua estrangeira, almeja-se o engajamento discursivo do aluno e dele é esperado que exerça a habilidade oral na língua em estudo. Esse objetivo dirige o encaminhamento do discurso do professor durante as aulas. Neste texto, analisamos o papel do professor na tomada da palavra pelo aluno em sala de aula de língua inglesa, em uma escola de idiomas. Apresentamos os resultados de uma análise enunciativo-discursiva das interlocuções entre os sujeitos – alunos de uma turma do estágio intermediário e sua professora – fundamentada na teoria enunciativa da linguagem de Bakhtin. As análises mostram que a professora tem papel mediador fundamental no processo da tomada da palavra pelo aluno em inglês; com a sua participação e colaboração, os diálogos vão sendo construídos em sala de aula e quando o espaço para as interlocuções dos alunos não é por ela propiciado, essas não acontecem. Depreendemos das análises que a postura discursiva assumida pela professora, quando toma parte no diálogo, devolve a palavra ao seu interlocutor e colabora com a construção dos enunciados em sala de aula, pode promover mudanças qualitativas nos discursos dos alunos, que tomam a palavra para opinar, elaborar e narrar.
Palavras-chave: enunciação em língua inglesa, mediação do professor, análise enunciativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.