O ditado

Autores

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense. Departamento de Ciências Humanas e Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Resumo

Neste artigo, é comunicado um estudo que tomou, como ponto de bifurcação, uma prática escolar: o ditado. O ditado é fartamente encontrado em práticas pedagógicas cotidianas, em materiais didáticos e também incluso em orientações destinadas à formação continuada docente. O objetivo do estudo foi buscar, junto a sujeitos escolarizados, contribuições que ajudassem a compreender esta prática escolar tão usual e persistente. Sua disseminação e a alta frequência de sua ocorrência legitimam sua existência, fazendo com que, junto a tantas outras práticas escolares, sobreviva sem muitos questionamentos. O desenvolvimento deste estudo contou, em seu delineamento metodológico, com algumas orientações advindas da História Oral e também com a busca, em sites da Internet, de textos instrucionais e postagens livres que tomassem, como referência, o ditado. As referências teóricas presentes são advindas de Bakhtin, Certeau e Foucault. Os resultados do estudo apontam que o ditado seria um dispositivo didático, através do qual se manifestaria uma materialidade expressa (a atividade em si) e diversas linhas mutantes que se mostrariam enquanto conformidade, escape, capitalização e tantas outras. Caberia à professora e suas crianças empreender a conversão deste dispositivo, de forma a suprimir o que não as favorece, pois os sujeitos da prática podem tecer novos sentidos para algo deliberadamente produzido para os regular.

Palavras-chave: ditado, dispositivo, técnica de ensino.

Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense. Departamento de Ciências Humanas e Programa de Pós-Graduação em Ensino.

Licenciada em Letras, Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidianos/UFF.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Lacerda, M. P. de. (2017). O ditado. Calidoscópio, 15(1), 71–80. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.06

Edição

Seção

Artigos