O ditado
Resumo
Neste artigo, é comunicado um estudo que tomou, como ponto de bifurcação, uma prática escolar: o ditado. O ditado é fartamente encontrado em práticas pedagógicas cotidianas, em materiais didáticos e também incluso em orientações destinadas à formação continuada docente. O objetivo do estudo foi buscar, junto a sujeitos escolarizados, contribuições que ajudassem a compreender esta prática escolar tão usual e persistente. Sua disseminação e a alta frequência de sua ocorrência legitimam sua existência, fazendo com que, junto a tantas outras práticas escolares, sobreviva sem muitos questionamentos. O desenvolvimento deste estudo contou, em seu delineamento metodológico, com algumas orientações advindas da História Oral e também com a busca, em sites da Internet, de textos instrucionais e postagens livres que tomassem, como referência, o ditado. As referências teóricas presentes são advindas de Bakhtin, Certeau e Foucault. Os resultados do estudo apontam que o ditado seria um dispositivo didático, através do qual se manifestaria uma materialidade expressa (a atividade em si) e diversas linhas mutantes que se mostrariam enquanto conformidade, escape, capitalização e tantas outras. Caberia à professora e suas crianças empreender a conversão deste dispositivo, de forma a suprimir o que não as favorece, pois os sujeitos da prática podem tecer novos sentidos para algo deliberadamente produzido para os regular.
Palavras-chave: ditado, dispositivo, técnica de ensino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.