Letramento para “ler o mundo”: a construção de um conceito socialmente situado no contexto escolar
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo que investiga as representações de professoras de uma escola pública de Ensino Fundamental de Santa Maria, RS, acerca de suas concepções e práticas de letramento em sala de aula. O corpus foi coletado a partir de dois questionários, respondidos por professoras participantes de um programa de formação continuada de professores. A análise do questionário inicial apontou três conceitos centrais de letramento: como “leitura [crítica] de mundo”, como (de)codificação da linguagem escrita e como processo cognitivo e de comunicação. Já a análise da representação discursiva das práticas pedagógicas de letramento revelou atividades com foco na contextualização, interpretação, expressão de pensamento/opinião, decodificação e produção textual. Por outro lado, a análise do questionário final demonstrou a predominância de representações de letramento alinhadas ao conceito de “leitura [crítica] de mundo” e tímidas adesões à concepção de letramento como forma de comunicação. Com isso, as representações de práticas pedagógicas se reconfiguraram, ocasionando sua reorganização em práticas com foco na apropriação de saberes para a vida e práticas com foco na aquisição de tecnologias da escrita. Ao final do processo, pudemos delinear um conceito socialmente situado para letramento como processo de empoderamento (empowerment) social e político do indivíduo capaz de levá-lo a transformar a realidade – o mundo e, em consequência, observamos ressignificações dos discursos das professoras sobre o próprio fazer docente.
Palavras-chave: representações, letramento, formação de professores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.