O ensino da leitura em língua materna ancorado na perspectiva discursiva: uma proposta de leitura de um conto contemporâneo
Resumo
Considerando a relevância de pensar as bases do ensino da leitura de língua materna, neste artigo, apresentaremos uma abordagem didática de leitura de cunho discursivo, tendo-se em vista a mobilização dos conceitos, a saber: condições de produção, superfície linguística e processos de constituição de sentidos (na relação com a memória), com base em um conto publicado no sítio eletrônico do jornal O Globo intitulado “O Corpo” que circula em um blog literário do referido jornal chamado Prosa. A proposta tem como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para o texto e problematizar algumas questões pertinentes ao ensino da leitura de língua materna, tais como a evidência dos sentidos, a contradição e a equivocidade.
Palavras-chave: concepções de leitura, leitura em língua materna, Análise do Discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.