O ensino da leitura em língua materna ancorado na perspectiva discursiva: uma proposta de leitura de um conto contemporâneo

Autores

  • Luciana C. Ferreira Dias Di Raimo Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Língua Portuguesa (DLP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem de línguas.
  • Thamires Nascimento Dearo Mestranda em Letras (área de concentração: Estudos Linguísticos) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Resumo

Considerando a relevância de pensar as bases do ensino da leitura de língua materna, neste artigo, apresentaremos uma abordagem didática de leitura de cunho discursivo, tendo-se em vista a mobilização dos conceitos, a saber: condições de produção, superfície linguística e processos de constituição de sentidos (na relação com a memória), com base em um conto publicado no sítio eletrônico do jornal O Globo intitulado “O Corpo” que circula em um blog literário do referido jornal chamado Prosa. A proposta tem como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para o texto e problematizar algumas questões pertinentes ao ensino da leitura de língua materna, tais como a evidência dos sentidos, a contradição e a equivocidade.

Palavras-chave: concepções de leitura, leitura em língua materna, Análise do Discurso.

Biografia do Autor

Luciana C. Ferreira Dias Di Raimo, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Departamento de Língua Portuguesa (DLP). Docente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PLE), na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem de línguas.

Professora da área de Língua Portuguesa do Departamento de Língua Portuguesa (DLP-UEM). Doutora em Lingüística Aplicada pela Unicamp/IEL.

Thamires Nascimento Dearo, Mestranda em Letras (área de concentração: Estudos Linguísticos) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professora da rede particular de ensino de Maringá e mestranda em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá, na linha de Ensino-aprendizagem (área de concentração Estudos linguísticos).

Downloads

Publicado

2017-04-12

Como Citar

Dias Di Raimo, L. C. F., & Dearo, T. N. (2017). O ensino da leitura em língua materna ancorado na perspectiva discursiva: uma proposta de leitura de um conto contemporâneo. Calidoscópio, 15(1), 45–56. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2017.151.04

Edição

Seção

Artigos