Mimotopia e cenografia no discurso publicitário de empresas de seguro de vida e de assistência funerária

Autores

  • Jarbas Vargas Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Anderson Ferreira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Resumo

O discurso publicitário na contemporaneidade pode ser considerado, por excelência, um lugar de embate, onde podemos observar o polêmico, os valores contraditórios e o controverso entre o global e o local. Nesse sentido, este artigo visou a examinar o estatuto mimotópico e a constituição da cenografia do discurso publicitário de empresas de seguro de vida. Tencionamos responder uma questão que gira em torno desse “controverso” da sociedade contemporânea. Trata-se de analisar em que medida o discurso publicitário inova para vender um produto que só se justifica pela ocasião de morte de seu consumidor. Privilegiamos como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, em especial, os estudos de Dominique Maingueneau acerca do discurso publicitário e seu estatuto mimotópico e da categoria de cenografia. Os resultados da pesquisa revelaram-nos que a inovação do discurso publicitário de empresas de seguro de vida e, por extensão, de assistência funerária não só reside em seu estatuto mimotópico e em sua mobilização de diversos gêneros de discurso, mas consistem, sobretudo, na constituição da cenografia que enlaça o coenunciador por outras cenas de enunciação, apoiando-se em cenas de fala validadas sobre modelos valorizados na memória coletiva. Desse modo, criam-se efeitos de sentido de fragilidade da vida e de responsabilidade perene com a família.

Palavras-chave: discurso publicitário, cenografia, mimotopia, seguro de vida.

Biografia do Autor

Jarbas Vargas Nascimento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutor na área de Letras, pela UNESP - Campus Assis. Doutor em Letras (Semiótica e Linguística Geral) pela Universidade de São Paulo - USP. Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP, Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, Bacharel e Licenciado em Letras (Português/ Francês) pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira. É professor titular do Departamento de Português e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor voluntário do quadro permanente do Programa de Pós-Graduados em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo. Foi professor efetivo na Rede Pública estadual de Ensino e na Rede Privada e, nos últimos anos, vem se dedicando ao magistério superior na graduação, na extensão e na pós-graduação, desenvolvendo pesquisas na área de Letras, relacionadas à História e Descrição do Português, à Análise do Discurso e ao ensino de língua portuguesa. Orientador de pesquisas de iniciação científica, monografias de conclusão de pós-graduação lato sensu, dissertações e teses na área de língua portuguesa e linguística. É líder do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil, cadastrado no Diretório do CNPq; é membro pesquisador do Grupo de Pesquisa A escrita no Brasil colônia e suas relações, cadastrado no CNPq. Ocupou vários cargos de gestão acadêmica. Na Unifec - Universidade de Formação, Educação e Cultura, atuou como Pró-Reitor Adjunto da Graduação. Na Universidade Braz Cubas foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação em Letras, Coordenador de Curso de Graduação em História, Diretor do Centro de Ciências Humanas e Saúde. Atualmente, na PUC-SP, é Pró-Reitor de Cultura e Relações Comunitárias.

Anderson Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Anderson Ferreira é Doutorando pela PUCSP, com estágio sanduíche pela Universidade do Minho - ILCH - Portugal. (Braga, 2015) Possui Mestrado pela PUCSP (São Paulo, 2014) e Especialização em Língua Portuguesa pela PUCSP (São Paulo, 2010), Bacharelado em Filosofia pela UNIFESP (Guarulhos, 2011) e e Licenciatura em Filosofia pela UNIFESP (Guarulhos, 2013). Possui Graduação em Letras/Literatura pela UNG (Guarulhos, 2004). Desenvolve pesquisa na área de Língua Portuguesa e subárea Análise do Discurso de inspiração francesa, tendo como enfoques o estudo do texto e do discurso nas modalidades oral e escrita e da leitura como prática sociodiscursiva e do leitor no espaço digital. No momento, é membro do grupo de pesquisa "Memória e Cultura da Língua Portuguesa escrita no Brasil" do Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa da PUCSP. Atua como professor de Língua Portuguesa nas redes municipal e estadual de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-08-01

Como Citar

Nascimento, J. V., & Ferreira, A. (2016). Mimotopia e cenografia no discurso publicitário de empresas de seguro de vida e de assistência funerária. Calidoscópio, 14(2), 257–264. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.142.08

Edição

Seção

Artigos