Das disciplinas à cultura escolar: o caso do ensino de ortografia na escola primária

Autores

  • André Chervel

Resumo

A cultura de nossas sociedades está impregnada de elementos da cultura escolar. O ensino de ortografia na França, analisado historicamente, teve três efeitos diretos: (i) a ortografia parou de evoluir; (ii) a ignorância da ortografia se tornou um indicador de falta de cultura; (iii) as necessidades de ensino deram origem a uma teoria gramatical puramente escolar, cujos princípios e mesmo terminologia são aceitos por muitos linguistas. Tanto essa gramática escolar como a veneração da sociedade francesa por seu sistema ortográfico são partes constitutivas da cultura francesa moderna.

Palavras-chave: cultura escolar, ensino de língua, história da educação.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Chervel, A. (2016). Das disciplinas à cultura escolar: o caso do ensino de ortografia na escola primária. Calidoscópio, 14(1), 169–175. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.16

Edição

Seção

Tradução