Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental

Autores

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão Universidade Estadual de Londrina
  • Vinícius Neves de Cabral Universidade Estadual de Londrina

Resumo

O atual estado de degradação do meio ambiente exige atenção especial de todas as áreas do conhecimento, como ressalta a Lei nº 9.795 de abril de 1999, entre elas, as Literaturas em Língua Inglesa focadas neste trabalho. O surgimento de uma nova corrente teórica de análise literária a partir da segunda metade do século XX, a ecocrítica, mostra a preocupação dos estudos literários com as questões ambientais. Sendo parte da formação de futuros professores, as disciplinas de Literaturas de Língua Inglesa foram analisadas com base em conceitos relacionados à Educação Ambiental e à Literatura para que pudéssemos apontar possíveis pontos de convergência entre essas áreas. Os objetivos da Educação Ambiental, de acordo com a Carta de Belgrado, os sujeitos apontados por Tozoni-Reis e a ecocrítica nos permitiram levantar o potencial de contribuição dos estudos literários para a EA. Entretanto, defendemos a necessidade de trabalhos interdisciplinares para a potencialização dos de seus efeitos futuros.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Literaturas de Língua Inglesa, Ecocrítica.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), membro do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UEL) e líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (desde 2002). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde março de 2013.

Vinícius Neves de Cabral, Universidade Estadual de Londrina

Aluno de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

2016-02-23

Como Citar

Cristovão, V. L. L., & Cabral, V. N. de. (2016). Literaturas de Língua Inglesa e Educação Ambiental. Calidoscópio, 14(1), 134–144. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.12

Edição

Seção

Artigos