A construção identitária do professor coordenador de inglês: negociação e apresentação social na interação

Autores

  • Célia Elisa Alves de Magalhães Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
  • Adriana Nogueira Accioly Nobrega Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Resumo

Este estudo investiga a construção identitária do professor coordenador de inglês (PCI), com foco na avaliação. O conceito de identidade fundamenta-se em teorias do socioconstrucionismo e da Sociologia, concebendo a construção identitária como um processo desenvolvido discursivamente na interação. As interações são analisadas a partir das noções de enquadre, esquemas de conhecimento e face. A avaliação é abordada na perspectiva da narrativa laboviana e socioconstrucionista. Os resultados desta pesquisa, cujos dados foram gerados por meio da entrevista de pesquisa qualitativa em uma escola particular no Rio de Janeiro, sugerem que as identidades do PCI constituem-se a partir das identidades docentes, das identidades institucionais, e das relações de poder.

Palavras-chave: professor coordenador de inglês, identidade, avaliação, interação, narrativa.

Biografia do Autor

Célia Elisa Alves de Magalhães, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), na área de Estudos da Linguagem, atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, também na PUC-Rio. Professora de língua inglesa na rede particular de ensino do Rio de Janeiro. Suas áreas de interessem compreendem pesquisas em Linguística Aplicada, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise da Conversa, e Estudos da narrativa e de identidade.

Adriana Nogueira Accioly Nobrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Estudos da Linguagem. Professora Assistente da PUC-Rio, atua na Graduação em Letras, na Área de Língua Inglesa, e no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem. Suas áreas de interesse compreendem pesquisas em  Linguística Aplicada, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise Crítica de Discurso, Estudos da narrativa e de identidade e Formação Continuada de Professores.

Downloads

Publicado

2016-02-13

Como Citar

de Magalhães, C. E. A., & Nobrega, A. N. A. (2016). A construção identitária do professor coordenador de inglês: negociação e apresentação social na interação. Calidoscópio, 14(1), 79–91. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.07

Edição

Seção

Artigos