Copiar-colar e remix: o que a escola tem a ver com isso?
Resumo
O conceito de Novos Letramentos, referendado por Lankshear e Knobel, se constitui por meio de uma nova mentalidade envolvendo o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tal conceito abarca práticas de letramentos digitais como o remix, que é a capacidade de recortar e “misturar” diversos modos como escrita, sons, imagem estática ou em movimento e recriá-los a partir dessa mistura. Tais práticas têm se popularizado, principalmente entre os mais jovens, em função de dois fatores: (i) o uso de ferramentas digitais capazes de manipular os novos textos de caráter multissemiótico/multimodal da contemporaneidade que circulam em ambientes virtuais da rede e em diversas mídias; (ii) da ressignificação de velhas práticas como o copiar-colar envolvendo, agora, o contexto do mundo digital. Com base nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas de letramentos digitais de um jovem na criação de templates e páginas para a internet e, particularmente, para uma rede social. As análises são feitas a partir de diSessa, para quem o letramento se constitui com base em três elementos: gênero, nicho social e forma representacional. Além disso, trazemos Bazerman em suas considerações sobre como a escola tem lidado com a questão do plágio a partir da popularização do uso da internet. A discussão teórica envolvendo Bazerman e a análise das práticas letradas desse jovem evidenciam a enorme distância entre os letramentos valorizados pela escola e os (novos) letramentos que são praticados pelos jovens fora dela, e, assim, a discussão sinaliza a necessidade de a escola (i) (re)considerar a noção de remix, visto que a ideia de copiar e colar está imersa em uma nova mentalidade por parte dos jovens no uso das ferramentas digitais e do próprio conteúdo que é disponibilizado na internet; (ii) incorporar esses letramentos digitais, que já acontecem em ambientes digitais de rede, às práticas de letramento escolares.
Palavras-chave: novos letramentos, copiar-colar, remix.
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