Copiar-colar e remix: o que a escola tem a ver com isso?

Autores

  • Petrilson Alan Pinheiro IEL - Unicamp
  • Rosane de Paiva Felício IEL - Unicamp

Resumo

O conceito de Novos Letramentos, referendado por Lankshear e Knobel, se constitui por meio de uma nova mentalidade envolvendo o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Tal conceito abarca práticas de letramentos digitais como o remix, que é a capacidade de recortar e “misturar” diversos modos como escrita, sons, imagem estática ou em movimento e recriá-los a partir dessa mistura. Tais práticas têm se popularizado, principalmente entre os mais jovens, em função de dois fatores: (i) o uso de ferramentas digitais capazes de manipular os novos textos de caráter multissemiótico/multimodal da contemporaneidade que circulam em ambientes virtuais da rede e em diversas mídias; (ii) da ressignificação de velhas práticas como o copiar-colar envolvendo, agora, o contexto do mundo digital. Com base nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é analisar as práticas de letramentos digitais de um jovem na criação de templates e páginas para a internet e, particularmente, para uma rede social. As análises são feitas a partir de diSessa, para quem o letramento se constitui com base em três elementos: gênero, nicho social e forma representacional. Além disso, trazemos Bazerman em suas considerações sobre como a escola tem lidado com a questão do plágio a partir da popularização do uso da internet. A discussão teórica envolvendo Bazerman e a análise das práticas letradas desse jovem evidenciam a enorme distância entre os letramentos valorizados pela escola e os (novos) letramentos que são praticados pelos jovens fora dela, e, assim, a discussão sinaliza a necessidade de a escola (i) (re)considerar a noção de remix, visto que a ideia de copiar e colar está imersa em uma nova mentalidade por parte dos jovens no uso das ferramentas digitais e do próprio conteúdo que é disponibilizado na internet; (ii) incorporar esses letramentos digitais, que já acontecem em ambientes digitais de rede, às práticas de letramento escolares.

Palavras-chave: novos letramentos, copiar-colar, remix.

Biografia do Autor

Petrilson Alan Pinheiro, IEL - Unicamp

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado no Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada, também pela UFRJ, e doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Professor Doutor do Departamento de Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É atualmente coordenador acadêmico da Comissão Permanente para os Vestibulares da UNICAMP (COMVEST). É atualmente também membro da diretoria do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada nas áreas de Linguagem, Educação e Sociedade. É coordenador do Grupo de Pesquisa do CNPQ (Multi)letramentos na escola por meio da hipermídia , que envolve alunos de graduação, mestrado e doutorado do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Vem desenvolvendo e orientando pesquisas em: ensino/aprendizagem de língua materna através do uso de novas tecnologias da informação e da comunicação e interface entre letramentos escolares e não-escolares por meio da hipermídia.

Rosane de Paiva Felício, IEL - Unicamp

Rosane de Paiva Felício é mestranda em Linguística Aplicada pela UNICAMP (IEL-UNICAMP) e integrante do Grupo de Pesquisas (Mult)iletramentos na escola por meio da hipermídia (CNPQ).

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Publicado

2016-03-07

Como Citar

Pinheiro, P. A., & Felício, R. de P. (2016). Copiar-colar e remix: o que a escola tem a ver com isso?. Calidoscópio, 14(1), 59–69. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.05

Edição

Seção

Artigos