O professor de Língua Portuguesa em processo de formação continuada: conjugando reflexão e ação
Resumo
O objetivo deste artigo é discutir a importância de se pensar no desenvolvimento profissional, no professor como ator de seu trabalho, como forma de garantir práticas inovadoras em sala de aula, sob o viés da didatização de gêneros. Apoiamo-nos em conclusões de projeto sobre processo cooperativo de formação continuada (com apoio CAPES/Observatório da Educação), que teve a noção de linguagem como interação como conceito fundante. Nesse percurso, filiamo-nos teoricamente ao Interacionismo Sociodiscursivo. Desenvolvemos o dispositivo didático dos projetos didáticos de gênero, inspirado nos conceitos de sequência didática e de projetos de letramento, para colocar a produção de leitura lado a lado com a produção textual e tomá-las como práticas sociais efetivas, centradas em tema gerado em conjunto por alunos e professor. Os resultados comprovaram a importância de o trabalho de formação ser cooperativo e gradual. Mostraram também que o desenvolvimento profissional pode ser entendido como uma reconfiguração de representações individuais sobre determinado aspecto do trabalho do professor. Tal desenvolvimento se soma à atorialidade para permitir a mudança de identidade do professor tradicional para o professor inovador, condição essencial para novas práticas. Este percurso passa de um saber para um fazer, de um conceito de gênero respaldado cientificamente, para sua transposição didática, que permitirá, enfim, a produção de textos marcados pela genericidade e inseridos em práticas sociais significativas para os alunos.
Palavras-chave: formação continuada, didatização de gênero de texto, atorialidade.
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