Segmentação morfológica e dificuldades de leitura em crianças com perturbação de leitura e escrita

Autores

  • Liliana Gomes Mestre pela Universidade de Aveiro, Portugal
  • Rui Ramos Universidade do Minho
  • Rosa Lídia Coimbra Universidade de Aveiro

Resumo

O presente estudo pretende verificar se existe uma correlação entre consciência morfológica e desempenho em leitura e escrita (mais precisamente, na componente de leitura) em crianças com e sem dificuldades ou perturbação de leitura e escrita. Para cumprir este objetivo, aplicou-se, numa amostra de crianças falantes de português europeu, dois instrumentos de avaliação: o “Teste de Idade de Leitura” e uma Prova de Consciência Morfológica, especificamente criada para o efeito. O grupo experimental (GE) inclui crianças com diagnóstico de dificuldades ou perturbação de leitura e escrita; o grupo de controlo (GC) não. Após a análise dos dados, conclui-se que existe uma diferença estatisticamente significativa entre os grupos de crianças em estudo, uma vez que o GC revela um desempenho superior ao GE em ambas as provas aplicadas. Os resultados obtidos demonstram ainda uma correlação estatisticamente significativa entre o desempenho das crianças no domínio de leitura e o desempenho das crianças ao nível da consciência morfológica. A correlação mostra-se consideravelmente mais forte no GE do que no GC. Deste modo, conclui-se que a estimulação da consciência morfológica pode efetivamente facilitar e auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem leitora em crianças, sobretudo em crianças com dificuldades nestes domínios.

Palavras-chave: metalinguagem, consciência morfológica, perturbação de leitura e escrita.

Biografia do Autor

Liliana Gomes, Mestre pela Universidade de Aveiro, Portugal

Licenciada em Terapia da Fala

Mestre em Ciências da Fala e da Audição

Rui Ramos, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão

Instituto de Educação

Rosa Lídia Coimbra, Universidade de Aveiro

Departamento de Línguas e Culturas

Downloads

Publicado

2016-03-04

Como Citar

Gomes, L., Ramos, R., & Coimbra, R. L. (2016). Segmentação morfológica e dificuldades de leitura em crianças com perturbação de leitura e escrita. Calidoscópio, 14(1), 20–34. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.02

Edição

Seção

Artigos