Figuras de ação e análise do trabalho docente: o professor em formação inicial confrontado a seu agir

Autores

  • Francieli Martiny Freudenberger Universidade Federal da Paraíba

Resumo

O principal objetivo deste trabalho é identificar as dimensões do agir docente que estão presentes no texto produzido por dois professores de Língua Inglesa em formação inicial durante uma sessão de Autoconfrontação Cruzada. A realização de tal investigação é fundamentada pelos trabalhos do Interacionismo Sociodiscursivo e da Clínica da Atividade. A análise dos dados, que utiliza a noção de Figuras de Ação entendidas como formas interpretativas do agir, discute a adequação tanto do procedimento de geração de dados quanto da interpretação desses em relação ao contexto de formação inicial de professores. Os resultados apontam que o intenso trabalho de negociação de significados estabelecido entre esses professores pode representar um indício de seu potencial desenvolvimento.

Palavras-chave: trabalho docente, formação inicial, autoconfrontação.

Biografia do Autor

Francieli Martiny Freudenberger, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Língua Estrangeira – Inglês pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2001) e mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Paraíba, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística pela mesma universidade e integrante do grupo de pesquisa CNPq GELIT-UFPB. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação e trabalho docente, estágios supervisionados e ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

2014-03-22

Como Citar

Freudenberger, F. M. (2014). Figuras de ação e análise do trabalho docente: o professor em formação inicial confrontado a seu agir. Calidoscópio, 12(1), 94–104. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.121.10

Edição

Seção

Artigos