Ressignificando uma estreia como desenvolvimento profissional: a apropriação de um novo artefato em turma de EJA

Autores

  • Betânia Passos Medrado Universidade Federal da Paraíba Departamento de Letras Estrangeiras Modernas Programa de Pós-graduação em Linguística
  • Claudiane Costa Aguiar Universidade Estadual da Paraíba

Resumo

Este artigo adota os princípios e conceitos do Interacionismo Sociodiscursivo e, por conseguinte, o pressuposto vygotskiano de que a transformação de um artefato em instrumento promove o desenvolvimento dos indivíduos. Assim, objetivamos analisar o relato de uma professora sobre sua experiência em utilizar o modelo didático de Sequência Didática pela primeira vez em uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os resultados da análise evidenciaram um processo de desenvolvimento e de ressignificação da prática por parte dessa professora.

Palavras-chave: artefato, desenvolvimento, docência, interacionismo sociodiscursivo.

Biografia do Autor

Betânia Passos Medrado, Universidade Federal da Paraíba Departamento de Letras Estrangeiras Modernas Programa de Pós-graduação em Linguística

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas

Programa de Pós-graduação em Linguística

Professora Adjunto

àrea: Linguística Aplicada

Claudiane Costa Aguiar, Universidade Estadual da Paraíba

Professora Substituta da Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em Linguística

Downloads

Publicado

2014-03-22

Como Citar

Medrado, B. P., & Aguiar, C. C. (2014). Ressignificando uma estreia como desenvolvimento profissional: a apropriação de um novo artefato em turma de EJA. Calidoscópio, 12(1), 24–31. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2014.121.03

Edição

Seção

Artigos