Agência, identidade e imaginação em uma escola primária urbana no sul do México

Autores

  • Maria Dantas-Whitney Western Oregon University
  • Angeles Clemente Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca
  • Michael Higgins Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca

Resumo

Este artigo apresenta um estudo etnográfico das praticas pedagógicas de duas estagiárias em uma classe de inglês de quinta série em uma escola pública mexicana. Típico da etnografia de sala de aula, este estudo incorpora a observação sistemática, descrição, microanálise de eventos, e análise do discurso. Utilizando uma perspectiva sociocultural como referencial teórico, as atividades criadas pelas duas estagiárias são contrastadas com os exercícios prescritos pelo livro-texto oficial. A análise revela que, embora o livro-texto refletisse uma orientação pedagógica tradicional de transmissão, as duas estagiárias conseguiram adotar uma forma de ensino sócio-construtivista e transformadora. Elas criaram dinâmicas que possibilitaram a seus alunos trabalhar juntos através de diversas modalidades e de participar de várias atividades relevantes aos seus mundos fora da sala de aula. 

Palavras-chaves: teoria sociocultural, etnografia, identidade, ensino de línguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Maria Dantas-Whitney, Western Oregon University

Division of Teacher Education

ESOL/Bilingual Education

Angeles Clemente, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca

Facultad de Idiomas

Michael Higgins, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca

Facultad de Idiomas

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Publicado

2012-04-04

Como Citar

Dantas-Whitney, M., Clemente, A., & Higgins, M. (2012). Agência, identidade e imaginação em uma escola primária urbana no sul do México. Calidoscópio, 10(1), 114–124. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.10

Edição

Seção

Artigos