Perguntas na sala de aula: relações de poder, tópico discursivo e conhecimento

Autores

  • José Carlos Lima dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Raquel Meister Ko. Freitag Universidade Federal de Sergipe

Resumo

Este artigo tem por objetivo evidenciar a relação que se estabelece entre poder, pergunta, tópico e construção do conhecimento na sala de aula. Parte-se da ideia de que o professor tem o poder, que lhe é conferido institucionalmente, para controlar o tópico, sendo este controle efetivado através das perguntas para, enfim, se chegar ao conhecimento. Para testar esta hipótese, analisamos a gravação de aulas de ciências do ensino fundamental, a fim de controlar o par pergunta e resposta, os atores sociais e sua relação com o tópico. Como resultado, constamos que, de um total de 435 perguntas, 96% foram feitas pelo professor, 95% das perguntas são do tipo abertas, 92% das perguntas foram do tipo “didática” e 94% relacionadas com o desenvolvimento do tópico. O  professor pergunta mais porque tem o controle do tópico discursivo, e as perguntas, por serem em sua maioria de caráter didático, estão relacionadas com o desenvolvimento deste. Os dados obtidos corroboram a hipótese inicial de que há uma relação entre poder, pergunta, tópico e construção do conhecimento. 

Palavras-chave: pergunta, tópico discursivo, conhecimento, poder.

Biografia do Autor

José Carlos Lima dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Letras pela Uneal. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe.

Raquel Meister Ko. Freitag, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2012-03-23

Como Citar

Santos, J. C. L. dos, & Freitag, R. M. K. (2012). Perguntas na sala de aula: relações de poder, tópico discursivo e conhecimento. Calidoscópio, 10(1), 83–96. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2012.101.08

Edição

Seção

Artigos