O professor de língua portuguesa moderno e o discurso escolar anacrônico

Autores

  • Luís Centeno do Amaral
  • Nóris Eunice W. P. Duarte

Resumo

O professor iniciante, formado em curso de Letras cujo currículo é baseado em preceitos da lingüística, encontra, na mais das vezes, um ambiente escolar conservador, avesso a propostas “inovadoras”. Embora a Lingüística seja uma das áreas do conhecimento mais desenvolvidas no Brasil, sua penetração no ambiente escolar é ainda tímida. Este texto se propõe a discutir a relação entre academia e escola, apresentando o ponto de vista dos autores e propondo alternativas de minimização dos problemas levantados.

Palavras-chave: lingüística aplicada, sociolingüística educacional, leitura.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Amaral, L. C. do, & Duarte, N. E. W. P. (2021). O professor de língua portuguesa moderno e o discurso escolar anacrônico. Calidoscópio, 5(1), 15–18. Recuperado de https://www.revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/5617

Edição

Seção

Artigos