Oralidade e letramento no ensino superior: dimensões e usos do gênero seminário

Autores

  • Juciane Cavalheiro Universidade do Estado do Amazonas
  • Elaine Pereira Andreatta Universidade do Estado do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-7446-3276
  • Lorena Maria Nobre Tomás Universidade do Estado do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.03

Palavras-chave:

oralidade; esfera acadêmica; seminário.

Resumo

Este artigo objetiva investigar as práticas de oralidade e a presença dos gêneros orais na esfera acadêmica. Para tanto, retomamos conceitos já consolidados e que fundamentam este trabalho, conforme propostos por Bakhtin (2016), Marcuschi (2001, 2005, 2008a, 2008b, 2020), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros. Com base nesse aporte teórico, refletimos sobre o currículo construído na formação de professores de Língua Portuguesa, em uma instituição superior. Na sequência, propomos um modelo didático do gênero oral seminário acadêmico, visto que, apesar de ele ser um dos gêneros orais mais praticados na esfera acadêmica, ainda é frequentemente trabalhado de forma intuitiva. Por fim, trazemos uma experiência de trabalho com o gênero seminário com licenciandos do curso de Letras da mesma instituição. A análise do currículo indicou avanços quanto ao estudo e o tratamento didático da oralidade. No entanto, o trabalho sistemático de gêneros orais ainda é pouco explorado no documento. A experiência com os alunos evidenciou que o gênero oral seminário precisa ser concebido como uma atividade de oralidade, que envolve letramentos, pois é realizado na interface leitura e escrita e faz uso de vários recursos semióticos.

Biografia do Autor

Elaine Pereira Andreatta , Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Linguística Aplicada pela Unicamp.

Graduação em Letras- Habilitação Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Especialização em Ensino-Aprendizagem de Línguas também pela UNIJUÍ.

Mestrado em Letras- Estudos Literários pela UFAM- Universidade Federal do Amazonas. 

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas.

Lorena Maria Nobre Tomás, Universidade do Estado do Amazonas

Lorena Maria Nobre Tomás

Doutora em Língua Portuguesa pela Puc-São Paulo

Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas

Especialização em Leitura e Produção Textual pela Universidade Federal do Amazonas

Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Comunicação Social - Jornalismo também pela Universidade Federal do Amazonas

Professora Adjunta da Universidade do Estado do Amazonas

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

Cavalheiro, J., Pereira Andreatta , E., & Maria Nobre Tomás, L. (2024). Oralidade e letramento no ensino superior: dimensões e usos do gênero seminário. Calidoscópio, 22(1), 51–72. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.03