Oralidade e letramento no ensino superior: dimensões e usos do gênero seminário
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.03Palavras-chave:
oralidade; esfera acadêmica; seminário.Resumo
Este artigo objetiva investigar as práticas de oralidade e a presença dos gêneros orais na esfera acadêmica. Para tanto, retomamos conceitos já consolidados e que fundamentam este trabalho, conforme propostos por Bakhtin (2016), Marcuschi (2001, 2005, 2008a, 2008b, 2020), Dolz e Schneuwly (2004), entre outros. Com base nesse aporte teórico, refletimos sobre o currículo construído na formação de professores de Língua Portuguesa, em uma instituição superior. Na sequência, propomos um modelo didático do gênero oral seminário acadêmico, visto que, apesar de ele ser um dos gêneros orais mais praticados na esfera acadêmica, ainda é frequentemente trabalhado de forma intuitiva. Por fim, trazemos uma experiência de trabalho com o gênero seminário com licenciandos do curso de Letras da mesma instituição. A análise do currículo indicou avanços quanto ao estudo e o tratamento didático da oralidade. No entanto, o trabalho sistemático de gêneros orais ainda é pouco explorado no documento. A experiência com os alunos evidenciou que o gênero oral seminário precisa ser concebido como uma atividade de oralidade, que envolve letramentos, pois é realizado na interface leitura e escrita e faz uso de vários recursos semióticos.
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