A abordagem das relações entre fala e escrita nas práticas de duas professoras da Rede Municipal do Recife

Autores

  • Julia Teixeira de Souza UFPE
  • Telma Ferraz Leal Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.05

Resumo

O propósito deste artigo é refletir sobre as o ensino das relações entre fala e escrita, sistematizando resultados de pesquisas anteriores para caracterizar as diferentes dimensões desse trabalho pedagógico. Para problematizar esse tema, buscou-se também analisar práticas de duas professoras do 4º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal do Recife. Quanto à caracterização do ensino das relações entre fala e escrita foram retomadas as categorias “oralização do texto escrito ou memorizados”; “reflexões sobre semelhanças e diferenças entre textos orais e escritos”; “oralidade como apoio à produção escrita” e “escrita como apoio à produção oral”, construídas por Leal et al (2012), Leal e Seal (2012), Leal (2022) e Souza (2022). Quanto à análise das aulas observadas, os dados evidenciaram que nas práticas das professoras prevaleceram apenas situações de leitura em voz alta (oralização de textos escritos ou memorizados) e a escrita de textos para apoio à produção oral, em situações de produção de gênero orais. As demais categorias não foram abordadas, evidenciando a necessidade de aprofundamento de estudos sobre a didática do ensino da linguagem oral e suas interfaces com a escrita.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Teixeira de Souza, J., & Ferraz Leal, T. (2024). A abordagem das relações entre fala e escrita nas práticas de duas professoras da Rede Municipal do Recife. Calidoscópio, 22(1), 87–110. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.05