Oralidade, gêneros orais e formação de professores:
da sala de aula às ruas da cidade
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.02Palavras-chave:
oralidade, gêneros orais, formação de professoresResumo
Este artigo tem como objetivo refletir sobre o trabalho com a oralidade e os gêneros orais na formação de professores/as. Para isso, apoiando-nos em quadros teóricos-metodológicos que ressaltam o papel da linguagem, da pronúncia coletiva do mundo e da educação na formação humana, visando à construção de uma sociedade com consciência crítica e transformadora, analisamos grades curriculares de cursos de graduação para tratarmos da formação inicial e iniciativas de formação continuada. Os resultados indicam que os documentos oficiais ainda não destacam a importância da oralidade e dos gêneros orais na formação de professores/as, todavia há iniciativas que colocam os/as docentes em diálogo apreendendo-os como protagonistas de fato e de direito das decisões sobre a organização de seu trabalho. Tais iniciativas têm condições de superar as limitações impostas pelas prescrições iniciais ao proporem novos caminhos da sala de aula para as ruas da cidade.
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