Oralidade, gêneros orais e formação de professores:

da sala de aula às ruas da cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.02

Palavras-chave:

oralidade, gêneros orais, formação de professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o trabalho com a oralidade e os gêneros orais na  formação de professores/as. Para isso, apoiando-nos em quadros teóricos-metodológicos que ressaltam o papel da linguagem, da pronúncia coletiva do mundo e da educação na formação humana, visando à construção de uma sociedade com consciência crítica e transformadora, analisamos grades curriculares de cursos de graduação para tratarmos da formação inicial e iniciativas de formação continuada. Os resultados indicam que  os documentos oficiais ainda não destacam a importância da oralidade e dos gêneros orais na formação de professores/as, todavia há iniciativas que colocam os/as docentes em diálogo apreendendo-os como protagonistas de fato e de direito das decisões sobre a organização de seu trabalho. Tais iniciativas têm condições de superar as limitações impostas pelas prescrições iniciais ao proporem novos caminhos da sala de aula para as ruas da cidade.

Biografia do Autor

Luzia Bueno, é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco na cidade de Itatiba-SP.

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1991), graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002), fez um estágio de doutorado em Ciências da Educação - University of Génève (2006), sob a orientação do professor Jean-Paul Bronckart, realizou estudos de pós-doutoramento sobre Letramento na Unicamp, sob a supervisão da profa. Angela Kleiman.

É doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP, líder do grupo ALTER-LEGE e vice-líder do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Aprendizagem, Gêneros textuais e Ensino).

 


Fabiana Rodrigues de Sousa, Universidade São Francisco

Fabiana Rodrigues de Sousa é professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco.

Wesley Baptista, Universidade São Francisco

Wesley Baptista é doutor em Educação pela Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Bueno, L., Rodrigues de Sousa, F., & Baptista, W. (2024). Oralidade, gêneros orais e formação de professores: : da sala de aula às ruas da cidade. Calidoscópio, 22(1), 31–50. https://doi.org/10.4013/cld.2024.214.02