“Ela queria ser dona dele”: a construção do sentido por meio de frames em narrativas orais de pessoas com a Doença de Alzheimer

Autores

  • Caio César Costa Ribeiro Mira Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Ana Isabel Eltz Dornelles Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Bruna Colares Rodrigues Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.09

Resumo

O envelhecimento da população é uma realidade demográfica em todo o mundo. Tal cenário demanda atenção às questões de saúde que acometem população acima de 60 anos. Nesse quadro a Doença de Alzheimer (DA) se destaca por conta de seus prognósticos alarmantes por ser uma doença neurodegerativa sem cura (Mc Made; Bateman, 2017). No intuito de enfatizar o que acontece na interação com pessoas vivendo com DA e não somente destacar os déficits linguísticos, este artigo visa a analisar as narrativas orais que emergiram em uma interação com uma pessoa acometida pela DA. As entrevistas qualitativas (Mishler, 1986), a perspectiva de dimensões da narrativa preconizado por Ochs e Capps (2001) e o modelo de lâminas de análise de Biar, Orton e Bastos (2021) constituem o aparato teórico-metodológico para investigar os processos de construção de sentidos e a emergência de identidades sobre o papel materno na narrativa. Para alcançarmos esse objetivo, embasamo-nos, também, no conceito de frame de Goffman (1974). Os resultados evidenciam que, mesmo com as dificuldades causadas pela doença, a participante se manteve ativa na interação, trazendo discursos recorrentes na sociedade e demonstrando seu posicionamento em relação à sua concepção de maternidade, por meio do frame “filho é da mãe”.

Palavras-chave: Doença de Alzheimer; Narrativas; Frames.

Biografia do Autor

Caio César Costa Ribeiro Mira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Doutor em Linguística, Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Ana Isabel Eltz Dornelles, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Licenciada em Letras, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.  Bolsista CAPES.

Bruna Colares Rodrigues, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Licenciada em Letras, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2023-07-24

Como Citar

Costa Ribeiro Mira, C. C., Eltz Dornelles, A. I., & Colares Rodrigues, B. (2023). “Ela queria ser dona dele”: a construção do sentido por meio de frames em narrativas orais de pessoas com a Doença de Alzheimer. Calidoscópio, 21(2), 378–396. https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.09