Praxiologias decoloniais de uma docente inspiradora: uma conversa com Gina Vieira Ponte

Authors

  • Gina Vieira Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
  • Viviane Pires Viana Silvestre Universidade Estadual de Goiás (UEG) https://orcid.org/0000-0003-2234-9046
  • Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.10

Abstract

Entrevista com Gina Vieira Ponte sobre praxiologias decoloniais. 

Author Biographies

Gina Vieira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Gina Vieira (GV) Gina Vieira Ponte de Albuquerque é ceilandense, atuou como professora da educação básica na Secretaria de Educação do DF por mais de 30 anos. É graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília. Pela Universidade de Brasília é mestra em Linguística, com ênfase em Análise de Discurso Crítica, especialista em EAD, em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar e em Letramentos e Práticas Interdisciplinares nos Anos Finais. Em 2014, criou e executou o Projeto Mulheres Inspiradoras, que foi desenvolvido no Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia, em duas edições, junto a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. O projeto foi agraciado com 15 prêmios, sendo dois internacionais e, em 2017, em função de um acordo de cooperação internacional entre o Governo de Brasília- GDF, o Banco de Desenvolvimento da América Latina- CAF e a   Organização de Estados Ibero-americanos - OEI, foi transformado em programa de governo chegando a mais 15 escolas públicas do Distrito Federal. Gina atuou como coordenadora do programa, elaborando o desenho da formação de professores e professoras participantes da iniciativa. Hoje o programa denomina-se “Mulheres Inspiradoras: política educacional de valorização de mulheres, a partir de práticas de leitura e de escrita na rede pública de ensino do Distrito Federal” e acontece em mais de 50 unidades de ensino. A iniciativa está presente, também, em escolas municipais em Campo Grande, Mato Grosso do Sul e na Província de Niassa, Moçambique, África. Gina Vieira também é membra do Grupo de Pesquisa Educação Crítica, Autoria Criativa-GECRIA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos, do Observatório da Educação Básica do Distrito Federal, e do Conselho Consultivo do Centro de Referências em Educação Integral.

Viviane Pires Viana Silvestre, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pelo mesmo programa. Docente do curso de Letras Português e Inglês e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT) da Universidade Estadual de Goiás (Unidade Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Junior).

Mariana Rosa Mastrella-de-Andrade, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás, com estágio de pós-doutoramento pela mesma instituição. Docente do curso de Letras Inglês e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília (UnB).

Published

2023-06-30

How to Cite

Vieira, G., Silvestre, V. P. V., & Mastrella-de-Andrade, M. R. (2023). Praxiologias decoloniais de uma docente inspiradora: uma conversa com Gina Vieira Ponte. Calidoscópio, 20(2). https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.10