Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.05

Palabras clave:

Writing, Rewriting, Assessment rubrics

Resumen

Os objetivos deste trabalho são propor uma grade de avaliação analítica da produção textual escrita do gênero discursivo entrevista e discutir as implicações pedagógicas do seu uso na promoção da aprendizagem. A perspectiva teórica assumida sustenta-se sob o entendimento de (a) uso da linguagem como ação (Clark, 2000), (b) gêneros discursivos enquanto construção social para agir no mundo (Bakhtin, 2003; Volochinov, 2017) e (c) escrita como prática social (Kleiman, 1995). Partindo dos critérios sugeridos por Simões et al. (2012), a saber,  propósito do texto, interlocução, organização do texto, busca de conteúdos, uso de recursos linguísticos, revisão e finalização e resposta aos textos lidos, uma grade de avaliação analítica (Weigle, 2002) foi elaborada como forma de encaminhar a (re)escrita de entrevistas produzidas por alunos de ensino médio de um Instituto Federal (Vial; Kanitz, 2022) com o intuito de que os estudantes conhecessem oportunidades acadêmicas existentes na instituição e as compartilhassem com a comunidade. A grade de avaliação sugerida pode guiar os estudantes na produção das diferentes versões de seus textos, observando aspectos linguísticos e discursivos para produzir os efeitos pretendidos, e facilitar a elaboração de encaminhamentos de reescrita, tanto pelo professor como pelo aluno. 

Palavras-chave: Escrita; Reescrita; Grades de avaliação.

Biografía del autor/a

Andréia Kanitz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestra em Letras/Linguística Aplicada (2013) e licenciada em Letras — Português/Latim (2010) pela mesma universidade. É docente da área de Letras — Língua Portuguesa/Literatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) — Câmpus Bento Gonçalves.

Ana Paula Seixas Vial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É mestra em Letras/Linguística Aplicada (2017) e licenciada em Letras - Português e Inglês (2015). É licencianda em Ciências Sociais pela mesma instituição. É docente efetiva de língua inglesa na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). 

Publicado

2023-07-19

Cómo citar

Kanitz, A., & Vial, A. P. S. (2023). Parâmetros para a avaliação da produção textual escrita de entrevistas: uma proposta de grade analítica de avaliação. Calidoscópio, 20(3), 656–676. https://doi.org/10.4013/cld.2022.203.05