Práticas reflexivas em planos de aula do curso CELTA
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.05Resumo
Este trabalho é um recorte de dissertação em que pesquisamos alguns aspectos referentes à formação docente e ensino de línguas do curso CELTA a partir de planos de aula. O CELTA é um curso internacionalmente reconhecido, e seu principal propósito é servir como uma formação inicial de professores de inglês como língua estrangeira (LE). Nosso objetivo neste estudo é identificar as possíveis contribuições dos planos de aula elaborados por participantes do curso CELTA para a prática reflexiva dos professores. Nossas discussões giram em torno de estudos sobre educação (Schön, 2000; Zabala, 1998) ergonomia do trabalho (Amigues, 2004), formação de professores (Freeman, 1989) e prática reflexiva (Van Manen, 1977; Zeichner, 1993). Este estudo se embasa na abordagem qualitativa (Moreira; Caleffe, 2006) e o corpus documental é formado de vinte e seis planos de aulas elaborados por cinco participantes e um handout sobre elaboração de instruções de sala de aula. Especificamente, analisamos um item do modelo de plano de aula do curso intitulado antecipação de problemas, que, de acordo com os tipos de problemas elaborados pelos participantes, indica que o curso CELTA estimula dois tipos de prática reflexiva: a técnica e a prática.
Palavras-chave: Práticas reflexivas; Planejamento de ensino; Curso CELTA.
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