Transexualidade, transgênero e disforia de gênero nas páginas do Estadão: uma perspectiva diacrônica
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2023.212.10Resumo
Este artigo estuda as notícias publicadas no jornal Estado de São Paulo entre 1969 e 2015 sobre transexualidade. Os objetivos consistem em verificar os temas das matérias e identificar as vozes presentes, além de realizar uma caracterização do jornal de acordo com o pressuposto de situação de comunicação da Linguística. Os resultados obtidos indicam um aumento no número de matérias publicadas ao longo do tempo, bem como a ampliação dos assuntos abordados. Enquanto, nos primeiros 20 anos, somente médicos e juristas falam sobre o tema, a partir de 1990, as pessoas transexuais passam a ser ouvidas pelos jornalistas.
Palavras-chave: Transexualidade; Jornal; Notícias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.