Políticas linguísticas e educacionais e(m) formação docente: uma discussão sobre as colonialidades do ser, do saber e do poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.02

Palavras-chave:

Políticas linguísticas e educacionais, formação docente, decolonialidade

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma discussão acerca de políticas linguísticas e educacionais voltadas a pessoas surdas, refletindo sobre como as concepções de língua/linguagem, surdez, pessoa surda, inclusão e educação bilíngue, emergentes em documentos legais que contemplam tais políticas (Amapá, 2015; Brasil, 2002, 2005, 2009, 2014, 2015, 2020, 2021), contribuem com a promoção das colonialidades do ser, do saber e do poder. Sob o horizonte da decolonialidade, a investigação, de natureza exploratória, contemplando estudo bibliográfico e documental (Gil, 2008), e de caráter interpretativista (Moita Lopes, 1994), orienta-se, principalmente, pela seguinte pergunta norteadora: Considerando os conceitos inclusão, surdez, pessoa surda, língua/linguagem e educação bilíngue, de que forma os documentos legais que contemplam políticas linguísticas para a pessoa surda promovem o apagamento desta, a partir das colonialidades do poder e do saber? O estudo está ancorado no argumento de que é necessário e importante sentipensarmos a formação docente de professores de Português, de modo a não reproduzir tais colonialidades, na implementação de políticas educacionais, para o que se faz necessário refletir criticamente sobre as políticas linguísticas explícitas nesse contexto, em favor de uma formação docente decolonial e transformativa.

Palavras-chave: Políticas linguísticas e educacionais; formação docente; decolonialidade.

Biografia do Autor

Gilmara dos Reis Ribeiro, Universidade Federal do Amapá (UFAP)

Docente do Curso de Letras Português, da Universidade Federal do Amapá, campus Santana, mestra em Letras, pela Universidade Federal de Viçosa (2014), e doutoranda em Linguística Aplicada, no Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

dos Reis Ribeiro, G. (2023). Políticas linguísticas e educacionais e(m) formação docente: uma discussão sobre as colonialidades do ser, do saber e do poder. Calidoscópio, 20(2). https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.02