As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.03

Palabras clave:

Pensamento decolonial, Formação de professoras/es, Língua/linguagem

Resumen

Neste artigo, discutimos as colonialidades linguísticas vivenciadas por discentes de Letras: Inglês ao longo de suas vidas e durante a graduação. Partimos do pensamento decolonial e da ideia de  que as línguas são invenções com efeitos reais para promover esta discussão considerando duas categorias: a língua portuguesa e o curso de Letras. O material empírico foi gerado em uma experiência de formação crítica de professoras/es e aqui discutimos interações de sala de aula e respostas de uma prova escrita com foco nas experiências pessoais relatadas pelas/os discentes. Em relação língua portuguesa, as/os discentes relatam situações que refletem a hierarquização de falantes que não dominam formas de prestígio, mesmo em ambientes informais e que desafiam o grafocentrismo, como o contexto familiar e digital. Já em relação ao curso de Letras, problematizamos as contradições em relação às perspectivas defendidas pelas/os docentes (que valorizam a pluralidade linguística) e a forma como as/os discentes são avaliados (de maneira monolíngue). Ao final, refletimos sobre as hierarquizações linguísticas e as contradições experienciadas pelas/os discentes.

Palavras-chave: Pensamento decolonial; Formação de professoras/es; Língua/linguagem.

Biografía del autor/a

Fernanda Caiado da Costa Ferreira, UFG

Doutoranda e Mestra em Letras e Linguística pelo Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2018).

Pedro Augusto de Lima Bastos , Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor efetivo de Língua Inglesa no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Arinos. Mestre em Letras e Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás (2019).

Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Caiado da Costa Ferreira, F., & Augusto de Lima Bastos , P. (2023). As colonialidades linguísticas na formação docente: experiências de discentes de Letras – Inglês. Calidoscópio, 20(2). https://doi.org/10.4013/cld.2022.202.03