Letramento crítico e colaboração crítica – entrelaçando teorias com vistas à transformação social

Autores

  • André Effgen Aguiar Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.06

Resumo

Propomos neste artigo realizar uma aproximação conceitual entre as teorias do Letramento Crítico (Morgan, 1997; Jordão, 2013, 2016; Janks, 2013, 2016; Shor,1999; Luke, 2000, 2004) e da Colaboração Crítica (Magalhães, 2007, 2011, 2019; Magalhães e Fidalgo, 2007; Ninin, 2011, 2018), apresentando a origem de ambas as teorias e discutindo sobre como o trabalho educacional pautado nessas perspectivas (LC e CC) pode proporcionar a formação de cidadãos críticos e ativos que buscam, a partir de discursos e ações intencionais e informadas, a transformação social. Estabelecidas as relações entre as teorias, buscamos demonstrar que tanto o LC quanto a CC são teorias que têm por propósito combater injustiças e mitigar as desigualdades sociais, por meio da constituição de sujeitos capazes de: aprender a partir de conflitos e conviver com a diversidade; de atuar como seres políticos, capazes de realizar negociações ininterruptas; de romper com o senso comum, desvelando discursos preconceituosos que excluem e marginalizam grupos sociais. 

Palavras-chave: letramento crítico; colaboração crítica; transformação social. 

Biografia do Autor

André Effgen Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

 Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor no Instituto Federal do Espírito Santo (IFES – campus Vitória). Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão Linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE/PUC-SP). 

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Aguiar, A. E. (2022). Letramento crítico e colaboração crítica – entrelaçando teorias com vistas à transformação social . Calidoscópio, 19(4), 509–523. https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.06