O uso de um instrumento de autorreflexão em um contexto de formação inicial de professores de línguas com vistas ao desenvolvimento do letramento crítico e à transformação social – a autonomia sociocultural, as tecnologias e suas inter-relações

Autores

  • Christine Siqueira Nicolaides Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Junia Braga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Quartarolo Vargas Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.05

Resumo

Neste estudo, utilizamos um instrumento de autorreflexão para a implementação de uma prática pedagógica direcionada à reflexão crítica. Com isso, buscamos compreender o desenvolvimento do letramento crítico na formação inicial de estudantes de Letras a fim de fomentar reflexões sobre a educação linguística relacionadas à autonomia sociocultural e ao uso da tecnologia e suas interrelações. Para isso, construímos e aplicamos um instrumento autorreflexivo para 30 alunos de Letras. Utilizamos o software Atlas.ti para atribuir categorias de análise. Os resultados, obtidos a partir das discussões sobre letramento crítico, apontam que instrumentos autorreflexivos podem fomentar a reflexão crítica e promover oportunidades para a problematização de conceitos e concepções. Quanto à concepção de autonomia, as reflexões dos participantes demonstram uma tendência de se perceber a autonomia no sentido individual, embora, no sentido coletivo, o conceito de autonomia sociocultural possa ser novo para esses professores. As reflexões sobre tecnologias digitais, por sua vez, apontam que, ainda que as tecnologias possam ampliar as oportunidades de aprendizagem, o acesso a elas somente por uma camada social privilegiada tende a aumentar a desigualdade social.  Como consequência, apenas um grupo restrito tem sua voz ouvida, o que acaba coibindo possíveis processos emancipatórios de classes menos privilegiadas, dificultando a transformação social da sociedade. Concluímos, assim, que há um desejo por parte de professores de línguas em formação que a educação linguística tome rumos que levem à formação de cidadãos(ãs) críticos(as), empenhados em construir uma sociedade com menos desigualdades sociais e mais oportunidades para todas, todos e todes.  

Palavras-chave: formação de professores de línguas; letramento crítico; transformação social. 

Biografia do Autor

Christine Siqueira Nicolaides, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Mestra em Letras pela UCPel e Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez pós-doutorado pela San Francisco State University. Atualmente está vinculada como Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Junia Braga, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 Mestre e doutora em Linguística Aplicada  pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como professora na Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais  e como pesquisadora na linha de Linguagem e Tecnologia.

 

Bruna Quartarolo Vargas, Colégio de Aplicação João XXIII/Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduada em Letras Português, Inglês e suas Literaturas, pela Universidade Gama Filho (RJ), Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como professora adjunta de Língua Inglesa no Colégio de Aplicação João XXIII - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

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Publicado

2022-03-24

Como Citar

Nicolaides, C. . S., de Carvalho Braga, J. ., & Quartarolo Vargas, B. . (2022). O uso de um instrumento de autorreflexão em um contexto de formação inicial de professores de línguas com vistas ao desenvolvimento do letramento crítico e à transformação social – a autonomia sociocultural, as tecnologias e suas inter-relações . Calidoscópio, 19(4), 494–508. https://doi.org/10.4013/cld.2021.194.05