Tecnodiscurso, interatividade e suporte na mídia Instagram

Autores

  • Matilde Gonçalves Universidade Nova de Lisboa (UNL)
  • Isabel Muniz Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.01

Resumo

 Este trabalho analisa as relações entre tecnodiscurso, interatividade e suporte na mídia Instagram numa confluência teórica entre Análise do Discurso Digital (Paveau, 2017), Ciências da Comunicação (Jensen, 1998; Kiousis, 2002) e Linguística Textual (Marcuschi, 2003, Gonçalves, 2013). O corpus deste trabalho é composto por cópias de tela de stories do jornal português Correio da Manhã e do jornal brasileiro Diário Catarinense publicados no Instagram. Nesta investigação, verificamos que alguns aspectos do tecnodiscurso, como a composição, a deslinearização, o aumento e a relacionalidade se relacionam diretamente com dois níveis de interatividade, o caráter dialogal e o controle do conteúdo, aumentando, assim, o grau de engajamento dos interlocutores em interações com a mídia Instagram. Verificamos também que algumas variáveis da interatividade, como o controle do conteúdo e o caráter dialogal, alteram-se em função do tipo de suporte por meio do qual a mídia Instagram é acessada, de modo a estimular o interlocutor a ações mais diretas e ativas na construção de sentidos. Esta investigação busca mostrar a pertinência da observação das características do tecnodiscurso aliada à investigação da interatividade e do suporte na construção de sentidos de stories do Instagram. Com esta contribuição, buscamos ampliar os estudos que relacionam tecnodiscurso a modos de interação com mídias digitais.  

Palavras-chave: tecnodiscurso; interatividade; suporte. 

 

Biografia do Autor

Matilde Gonçalves, Universidade Nova de Lisboa (UNL)

Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, investigadora do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. 

Isabel Muniz Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em cotutela com a Universidade Nova de Lisboa (NOVA). Membro dos grupos de pesquisa Protexto (UFC) e Gramática & Texto (NOVA). Atua como professora temporária de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Gonçalves, M., & Lima, I. M. (2021). Tecnodiscurso, interatividade e suporte na mídia Instagram . Calidoscópio, 19(3), 306–319. https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.01