Tecnodiscurso, interatividade e suporte na mídia Instagram
DOI:
https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.01Resumo
Este trabalho analisa as relações entre tecnodiscurso, interatividade e suporte na mídia Instagram numa confluência teórica entre Análise do Discurso Digital (Paveau, 2017), Ciências da Comunicação (Jensen, 1998; Kiousis, 2002) e Linguística Textual (Marcuschi, 2003, Gonçalves, 2013). O corpus deste trabalho é composto por cópias de tela de stories do jornal português Correio da Manhã e do jornal brasileiro Diário Catarinense publicados no Instagram. Nesta investigação, verificamos que alguns aspectos do tecnodiscurso, como a composição, a deslinearização, o aumento e a relacionalidade se relacionam diretamente com dois níveis de interatividade, o caráter dialogal e o controle do conteúdo, aumentando, assim, o grau de engajamento dos interlocutores em interações com a mídia Instagram. Verificamos também que algumas variáveis da interatividade, como o controle do conteúdo e o caráter dialogal, alteram-se em função do tipo de suporte por meio do qual a mídia Instagram é acessada, de modo a estimular o interlocutor a ações mais diretas e ativas na construção de sentidos. Esta investigação busca mostrar a pertinência da observação das características do tecnodiscurso aliada à investigação da interatividade e do suporte na construção de sentidos de stories do Instagram. Com esta contribuição, buscamos ampliar os estudos que relacionam tecnodiscurso a modos de interação com mídias digitais.
Palavras-chave: tecnodiscurso; interatividade; suporte.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo à Calidoscópio o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Calidoscópio acima explicitadas.