A relevância do texto e da interação no contexto digital

Autores

  • Mônica Magalhães Cavalcante Universidade Federal do Ceará (UFCE)/CNPq
  • Mariza Angélica Paiva Brito Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
  • Rafael Lima de Oliveira Universidade Federal do Ceará (UFCE)

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.03

Resumo

O advento da Web 2.0 reverberou em inúmeros estudos científicos, inclusive nas ciências linguísticas, o que levou a questionamentos acerca dos postulados teóricos gestados no contexto pré-digital. O presente artigo reflete sobre a noção de contexto. Para isso, explicitam-se os aportes teóricos que são convocados para o elastecimento da noção de contexto, a partir dos estudos de Hanks (2008), Paveau (2013, 2017), Émérit (2017) e Cavalcante et al (2019), e pleiteia-se que a concepção de contexto corresponda à própria visão de ambiente. Desse modo, aceita-se o pressuposto de Paveau de que os gestos linguageiros que se realizam no ambiente ecológico digital devem ser considerados dentro de uma dimensão relacional fundamentalmente híbrida entre o humano e o tecnológico. Mas reivindica-se que esse caráter relacional, hipertextual, não linear e imprevisível dos ecossistemas digitais só tem funcionalidade na dinâmica da interação em que os textos acontecem, integrados a contextos sociais amplos, em que um conjunto de valores se cruzam na dimensão argumentativa de todo texto. 

Palavras-chave: texto; contexto; ecossistema digital. 

Biografia do Autor

Mônica Magalhães Cavalcante, Universidade Federal do Ceará (UFCE)/CNPq

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível PQ-1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

Mariza Angélica Paiva Brito, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do mestrado em Estudos da Linguagem e do Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (UNILAB) e professora adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da FUNCAP (BPI).

Rafael Lima de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFCE)

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador do grupo Protexto.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Magalhães Cavalcante, M. ., Angélica Paiva Brito, M., & Lima de Oliveira, R. (2021). A relevância do texto e da interação no contexto digital . Calidoscópio, 19(3), 333–344. https://doi.org/10.4013/cld.2021.193.03