A importância da checagem de entendimento mútuo em sequências de arranjos para encontros futuros nos atendimentos sociais a pessoas em situação de rua

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.4013/cld.2021.192.07

Resumen

 À luz das contribuições teórico-metodológicas da Análise da Conversa, este artigo analisa dois episódios de arranjos de encontros futuros entre voluntários/as de uma ONG que presta assistência a pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social e assistidos/as. No primeiro, combinações para retorno à terra natal mostraram-se malsucedidas, mas orientaram modificações de ações dos/as voluntários/as no segundo episódio, bem-sucedido em arranjos para encaminhamento a atendimento psiquiátrico. Os objetivos do artigo são, primeiro, identificar que procedimentos podem contribuir para a não detecção de entendimentos que mais tarde se mostram divergentes e, segundo, discutir contribuições dessa experiência colaborativa nas abordagens de voluntários/as. Os resultados indicam que o uso de perguntas polares por parte dos/as voluntários/as não torna relevante respostas que evidenciem explicitamente o entendimento dos/as assistidos/as sobre os arranjos. Perguntas QU-, por sua vez, oportunizam a demonstração de entendimento das pessoas atendidas e podem ser localmente reparáveis, se necessário. Ademais, os resultados encontrados puderam promover não só o aprimoramento de abordagens sociais prestadas pela ONG como também implicaram entendimento, reflexão e aprimoramento de atendimentos semelhantes futuros.

Palavras-chave: Fala-em-interação; Trabalho Voluntário; Pessoa em Situação de Rua.  

 

Biografía del autor/a

Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Colégio Brigadeiro Newton Braga

 Possui doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019), com estágio doutoral na Universidade Lusíada de Lisboa e bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior); mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2015), onde foi bolsista nota 10 da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro); especialização em língua portuguesa pela Faculdade Pio Décimo (2011) e licenciatura em Letras Português pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Atualmente, é professora de língua portuguesa e de redação no Colégio Brigadeiro Newton Braga (CBNB).

Rony Ron-Ren, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Bolsista CNPq. 

Publicado

2021-09-03

Cómo citar

Matos Lisboa, C. M. de O., & Ron-Ren, R. (2021). A importância da checagem de entendimento mútuo em sequências de arranjos para encontros futuros nos atendimentos sociais a pessoas em situação de rua . Calidoscópio, 19(2), 262–277. https://doi.org/10.4013/cld.2021.192.07

Número

Sección

Artigos