A Orientação Estratégica em PMEs: A relação entre Estrutura Organizacional e Geração de Conhecimento

Autores

  • William Carvalho Jardim Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
  • Diego Antonio Bittencourt Marconatto Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.4013/base.2020.173.02

Palavras-chave:

PMEs, Orientação Estratégica, Estrutura Organizacional, Geração de Conhecimento.

Resumo

A geração de conhecimento (GC), a estrutura organizacional (EO) e a orientação estratégica (OE) são três aspectos centrais para o funcionamento e o desempenho das pequenas e médias empresas (PMEs), haja visto que sua sustentabilidade está sensivelmente relacionada a seus resultados operacionais. Entretanto, ainda não está claro como diferentes aspectos da estrutura organizacional (EO) das PMEs impactam a GC. E pouco se sabe sobre como as orientações estratégicas (OEs) das PMEs moderam essas mesmas relações. Nesse artigo descobrimos (1) a influência dos diferentes aspectos das EOs das PMEs sobre a sua capacidade de GC e (2) como diferentes OEs moderam essas relações. Para tanto, empregamos uma modelagem de equações estruturais (SEM) sobre os dados, obtidos por meio de survey online (Qualtrics), de 219 PMEs norte-americanas. Entre os resultados mais importantes está o impacto positivo – e contra intuitivo – da formalização da EO sobre a GC, independentemente da OE da PME; assim como a moderação positiva da OE prospectiva nas diversas relações testadas. A departamentalização, por outro lado, mostrou uma forte influência negativa sobre a GC. Tais resultados oferecerem subsídios importantes para os gestores de PMEs ao indicar como eles podem aumentar a GC em seus negócios através da adequação de suas OE e EO. Contribuição teórica desse estudo advém da identificação das relações estabelecidas – e até então pouco exploradas na literatura – entre EO, OE e GC no âmbito das PMEs. Por fim, os resultados do estudo indicam novos caminhos de pesquisa para investigações na área de PMEs.

Biografia do Autor

William Carvalho Jardim, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

William Carvalho Jardim works in the Business Administration area, with emphasis in Marketing, has experience in industrial financial management, performing planning, strategy and management of industrial and corporate finance. Graduated from UNISINOS (University of the Rio dos Sinos Valley), a renowned Brazilian university with the highest marks and distinctions in the area of Management and Business, holds a CAPES Strictu Sensu scholarship from the UNISINOS Graduate Program in Administration. Conducts marketing research in the area of Consumer Behavior, Visual Attention, Priming Effect, using Eye tracking techniques and Meta Analysis methodology.

Diego Antonio Bittencourt Marconatto, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Escola de Gestão e Negócios da Unisinos -- Pós-doutor em Administração pela HEC Montréal -- Visiting Scholar na HEC Montréal (Canadá) e na Universidad de Sevilla (Espanha) -- Experiência Executiva: Gestão Logística - Coca-Cola (Suprimentos, Frota, Estoque, PCP e Distribuição); Consultor de Negócios (Crescimento e Aumento de Lucratividade) -- Experiência Docente em Graduação ou Pós-Graduação nas seguintes instituições: Universidade Federal de Santa Maria (Professor Adjunto), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Faculdades Metodista de Santa Maria Principais Interesses de Pesquisa: Empreendedorismo; Crescimento e Lucratividade de Pequenos e Médios Negócios

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Publicado

2020-09-29

Edição

Seção

Artigos