A Orientação Estratégica em PMEs: A relação entre Estrutura Organizacional e Geração de Conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.4013/base.2020.173.02Palavras-chave:
PMEs, Orientação Estratégica, Estrutura Organizacional, Geração de Conhecimento.Resumo
A geração de conhecimento (GC), a estrutura organizacional (EO) e a orientação estratégica (OE) são três aspectos centrais para o funcionamento e o desempenho das pequenas e médias empresas (PMEs), haja visto que sua sustentabilidade está sensivelmente relacionada a seus resultados operacionais. Entretanto, ainda não está claro como diferentes aspectos da estrutura organizacional (EO) das PMEs impactam a GC. E pouco se sabe sobre como as orientações estratégicas (OEs) das PMEs moderam essas mesmas relações. Nesse artigo descobrimos (1) a influência dos diferentes aspectos das EOs das PMEs sobre a sua capacidade de GC e (2) como diferentes OEs moderam essas relações. Para tanto, empregamos uma modelagem de equações estruturais (SEM) sobre os dados, obtidos por meio de survey online (Qualtrics), de 219 PMEs norte-americanas. Entre os resultados mais importantes está o impacto positivo – e contra intuitivo – da formalização da EO sobre a GC, independentemente da OE da PME; assim como a moderação positiva da OE prospectiva nas diversas relações testadas. A departamentalização, por outro lado, mostrou uma forte influência negativa sobre a GC. Tais resultados oferecerem subsídios importantes para os gestores de PMEs ao indicar como eles podem aumentar a GC em seus negócios através da adequação de suas OE e EO. Contribuição teórica desse estudo advém da identificação das relações estabelecidas – e até então pouco exploradas na literatura – entre EO, OE e GC no âmbito das PMEs. Por fim, os resultados do estudo indicam novos caminhos de pesquisa para investigações na área de PMEs.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.