Gastos com P&D e a Expectativa de Geração de Valor nas Firmas Brasileiras

Autores

  • Júlia Peres Tortoli Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP) Universidade de São Paulo
  • Anelise Krauspenhar Pinto Figari Universidade Federal do Paraná – UFPR
  • Marcelo Augusto Ambrozini Universidade de São Paulo – USP
  • Marcelo Botelho da Costa Moraes Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave:

Gastos com P&D, Ativos Intangíveis, Inovação, Causalidade de Granger.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de verificar a existência de relação causal entre os gastos com P&D não ativados pela Contabilidade, proxy para inovação, e o índice book-to-market (BTM), o qual evidencia a expectativa de geração de valor nas companhias. Foram analisadas 30 empresas listadas brasileiras que evidenciaram informação sobre os gastos com P&D nas Notas Explicativas, para o período de 2010 a 2015. Por meio da aplicação do Teste de Causalidade de Granger, os resultados demonstraram que INOV causa BTM em um ciclo de 3-lags e BTM causa INOV no 4-lag, ambos com efeito negativo. Ou seja, os gastos com P&D proveem um efeito incremental no valor de mercado das firmas, acima do valor contábil, depois de uma média de três anos. Depois disso, no 4º ano, ocorre a percepção da inovação, sinalizando evidências de uma potencial valorização das firmas pelos investidores, reconhecendo um ciclo contínuo de crescimento. Esses achados destacam a importância de um melhor entendimento do papel dos gastos com P&D na geração de valor das companhias, corroborando com o processo de tomada de decisão dos usuários da Contabilidade.

Biografia do Autor

Júlia Peres Tortoli, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP/USP) Universidade de São Paulo

Doutoranda em Controladoria e Contabilidade (FEARP/USP)

Anelise Krauspenhar Pinto Figari, Universidade Federal do Paraná – UFPR

Doutora em Controladoria e Contabilidade (FEARP-USP)
Docente no Departamento de Contabilidade (UFPR)

Marcelo Augusto Ambrozini, Universidade de São Paulo – USP

Doutor em Administração (FEARP/USP)
Docente no Departamento de Contabilidade (FEARP/USP)

Marcelo Botelho da Costa Moraes, Universidade de São Paulo – USP

Doutor em Engenharia de Produção (EESC/USP)
Docente no Departamento de Contabilidade (FEARP/USP)

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Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos