Transferência de conhecimento entre universidade e empresa (U-E): influência das condições universitárias

Autores

  • Daniela Martins Diniz Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ
  • Fabricio Molica Mendonça Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ
  • Paulo Henrique de Lima Siqueira Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ
  • Moema Guimarães Santos Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ

Palavras-chave:

Transferência de conhecimento, Interação universidade-empresa, Condições Universitárias.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi o de analisar a influência das condições universitárias no desempenho da transferência de conhecimento (TC) entre uma universidade pública federal de Minas Gerais e suas empresas parceiras. Em termos metodológicos, foi desenvolvida pesquisa qualitativa com base no método de estudo de caso instrumental aplicado na maior universidade pública federal de Minas Gerais (eleita, em 2016, a instituição brasileira com maior pedidos de patentes no Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Os resultados do estudo levam ao entendimento de que algumas condições organizacionais da Universidade favoreceram a TC, enquanto outras representaram desafios no processo. Observou-se que, na instituição investigada, tem sido feito intenso esforço para melhorar a interação da universidade com o setor produtivo a partir de políticas e ações promovidas, sobretudo, pela Coordenadoria de Transferência Tecnológica da Universidade. Todavia, ainda existem desafios internos em relação à transferência de conhecimentos da Universidade para o setor produtivo, situação também perceptível em outras universidades brasileiras. Os resultados da pesquisa sinalizam, ainda, que o desempenho da transferência é dificultado quando há menor flexibilidade das regras relacionadas à TC e ausência de políticas de incentivo no contexto universitário que estimulem o professor a transferir os seus conhecimentos para o setor produtivo. Quanto à sua contribuição teórica, o estudo avança ao apontar fatores críticos da transferência de conhecimento entre U-E, contribuindo para elucidar como fatores de contexto universitário influenciam no desempenho desse processo, um tópico de pesquisa considerado contemporâneo e relevante.

Biografia do Autor

Daniela Martins Diniz, Universidade Federal de São João del Rei – UFSJ

Professora Adjunta da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), vinculada ao Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC. Professora do Mestrado PROFNIT (Programa Stricto Sensu em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSJ). Doutora em Administração pela UFMG na linha de 'Gestão e Tecnologias Gerenciais'. Mestre em Administração pela PUC Minas, na linha de 'Inovação e Conhecimento'. Possui experiência em docência e pesquisa em instituições de ensino, como a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sua trajetória acadêmica inclui participação em projetos de pesquisa e publicações nas áreas de Liderança e Gestão de Pessoas; Inovação e Transferência de Conhecimento; Empreendedorismo, dentre outros temas

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Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos