Investimento em Recursos Intangíveis de Relacionamento e o Desempenho no Setor do Agronegócio: Análise do Caso JBS-Friboi

Autores

  • Vanessa Martins Pires Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Geovana Alves de Lima Fedato Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT
  • Guilherme Trez Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS

Palavras-chave:

Recursos intangíveis, Ativos Intangíveis, Desempenho.

Resumo

A posse de recursos intangíveis de relacionamento pode resultar em um desempenho organizacional superior. Considerando esse pressuposto teórico, este estudo analisa a relação entre os investimentos em recursos/ativos intangíveis de relacionamento (reputação, marcas, lealdade, relações de longo prazo e canais de distribuição), realizados pelo Grupo JBS-Friboi, e o desempenho dessa organização. A análise documental e de conteúdo dos relatórios anuais e de indicadores de desempenho da JBS S.A. no período de 2008 a 2016 permitiu observar que o desempenho da organização tem evoluído positivamente, principalmente a partir do ano de 2011, evidenciando uma possível relação entre os investimentos realizados em recursos intangíveis de relacionamento e o desempenho obtido. Na comparação de desempenho da JBS com a empresa Marfrig, principal concorrente, percebeu-se que a JBS sobressaiu-se, durante o período analisado.

Biografia do Autor

Geovana Alves de Lima Fedato, Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Downloads

Publicado

2020-03-31

Edição

Seção

Artigos