Investimento em Recursos Intangíveis de Relacionamento e o Desempenho no Setor do Agronegócio: Análise do Caso JBS-Friboi
Palavras-chave:
Recursos intangíveis, Ativos Intangíveis, Desempenho.Resumo
A posse de recursos intangíveis de relacionamento pode resultar em um desempenho organizacional superior. Considerando esse pressuposto teórico, este estudo analisa a relação entre os investimentos em recursos/ativos intangíveis de relacionamento (reputação, marcas, lealdade, relações de longo prazo e canais de distribuição), realizados pelo Grupo JBS-Friboi, e o desempenho dessa organização. A análise documental e de conteúdo dos relatórios anuais e de indicadores de desempenho da JBS S.A. no período de 2008 a 2016 permitiu observar que o desempenho da organização tem evoluído positivamente, principalmente a partir do ano de 2011, evidenciando uma possível relação entre os investimentos realizados em recursos intangíveis de relacionamento e o desempenho obtido. Na comparação de desempenho da JBS com a empresa Marfrig, principal concorrente, percebeu-se que a JBS sobressaiu-se, durante o período analisado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo à Revista BASE o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista BASE acima explicitadas.